Conferência Nacional | 10 anos das Cidades Amigas das Crianças
Guimarães voltou a afirmar o seu compromisso com os direitos e a voz das crianças na Conferência Nacional das Cidades Amigas das Crianças, realizada no Fórum Cultural de Ermesinde.
Este encontro, promovido pela UNICEF Portugal, assinalou 10 anos de trabalho transformador na construção de cidades onde cada criança é ouvida, respeitada e envolvida nas decisões que moldam o seu futuro.
O Município de Guimarães, através da Rede Social e do seu Grupo Estratégico das Crianças e Jovens, reforçou a importância de desenvolver políticas públicas com as crianças. Porque uma cidade verdadeiramente amiga da infância nasce do diálogo, da participação e da coragem de lhes dar “voz e vez”.
A conferência reuniu autarcas, especialistas e crianças para refletir sobre desafios, partilhar experiências e projetar os próximos passos rumo a comunidades mais justas, inclusivas e humanas.
Guimarães assume-se como um território de Todos e para Todos, comprometido na construção de uma cidade onde cada criança possa crescer feliz, segura e envolvida — participando ativamente nas decisões que promovem um desenvolvimento alinhado com os seus desejos, necessidades e olhares sobre a realidade.
Implementar e consolidar a Estratégia Cidade Amiga das Crianças 2023-2027 implica criar relações, estreitar laços e estar em comum, com as pessoas e com a natureza, numa ação integrada no espaço e no tempo.
