Guimarães assinala o Dia Internacional dos Direitos da Criança com a iniciativa “A Manta dos Direitos”
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos da Criança, no próximo dia 20 de novembro, o Grupo Estratégico das Crianças e Jovens, que integra o grupo de trabalho Guimarães Cidade Amiga das Crianças e o Núcleo Local da Garantia para a Infância, promove uma iniciativa de sensibilização e envolvimento comunitário, em torno dos Direitos da Criança.
Esta ação insere-se na área estratégica do Risco, definida no Plano de Desenvolvimento Social para o Crescimento Inclusivo da Rede Social de Guimarães, e baseia-se no compromisso contínuo do Município e dos seus parceiros em promover, proteger e concretizar os Direitos das Crianças, reforçando uma cultura de participação, bem-estar e igualdade de oportunidades.
O trabalho desenvolvido nos últimos anos tem merecido reconhecimento de entidades como a UNICEF, através da distinção de Guimarães como Cidade Amiga das Crianças, e foi consolidado pela adesão à Estratégia Europeia da Garantia para a Infância, concretizada localmente através da criação de um núcleo representativo de várias entidades que intervêm diretamente com as crianças e jovens do território.
Neste contexto, e no quadro dos diversos planos de ação em curso, o grupo convida todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho de Guimarães a participar numa atividade educativa e simbólica intitulada:
“A manta é feita de retalhos, mas os Direitos são feitos de cuidados.”
A proposta, dirigida aos estabelecimentos públicos e privados do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, convida cada turma ou escola, em conjunto com os seus alunos, a construir a “Manta dos Direitos”, que será posteriormente exposta a toda a comunidade educativa.
Desta forma criativa e pedagógica, todos estaremos a dar maior visibilidade aos Direitos das Crianças e a promover a reflexão crítica e a expressão artística dos nossos alunos, elementos essenciais para garantir uma infância plena, segura e feliz.
O trabalho desenvolvido nos últimos anos tem merecido reconhecimento de entidades como a UNICEF, que distinguiu Guimarães como Cidade Amiga das Crianças. Este percurso foi consolidado pela adesão à Estratégia Europeia da Garantia para a Infância, concretizada localmente através da criação de um núcleo representativo de várias entidades que intervêm diretamente com as crianças e jovens do território. Neste seguimento, o Município de Guimarães confirma igualmente a sua adesão à iniciativa “Go Blue”, promovida pela UNICEF Portugal, iluminando o edifício da Câmara Municipal de azul no dia 20 de novembro, reforçando assim o seu compromisso com esta causa.
