
Candidaturas abertas para a Escola de Verão “Cidadania com Futuro”
Encontram-se abertas, até ao dia 25 de julho, as candidaturas à Escola de Verão “Cidadania com Futuro”, uma iniciativa dirigida a jovens entre os 18 e os 25 anos que pretendam reforçar o seu papel na sociedade e adquirir competências para potenciar a sua intervenção cívica e social.
A Escola de Verão “Cidadania com Futuro” é promovida pela Associação Oficina e financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Democracia e Sociedade Civil. A iniciativa destina-se a jovens residentes em Portugal, com interesse em áreas como a participação cívica, os direitos humanos, a sustentabilidade e a democracia.
Esta experiência formativa, de cariz intensivo e transformador, será desenvolvida com base em metodologias de educação não formal, pedagogia participativa e aprendizagem experiencial. Pretende-se proporcionar um espaço de reflexão, partilha e ação, no qual os/as participantes assumem um papel ativo na construção do conhecimento, com o apoio de uma equipa especializada em juventude e metodologias participativas.
A Escola de Verão decorrerá entre os dias 2 e 5 de setembro de 2025, em regime residencial, na Biovilla, localizada no Parque Natural da Serra da Arrábida, concelho de Palmela. Serão selecionados 15 jovens de diferentes origens geográficas e sociais, com o objetivo de promover um diálogo plural em torno dos desafios contemporâneos da cidadania ativa.
A participação é gratuita e todas as despesas são asseguradas pela organização. Para mais informações e formulário de candidatura estão disponíveis em www.oficina.org.pt/noticias/chamadaaparticipacao-escola-de-verao. Os resultados da seleção serão comunicados no dia 8 de agosto.