
Embaixadores Jovens Vimaranenses reforçam a participação juvenil no território de Guimarães
Foi lançado, no passado dia 30 de junho, o projeto Embaixadores Jovens de Guimarães, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Juventude do Município de Guimarães. Este programa visa criar uma nova forma de participação juvenil, reforçando o diálogo entre os jovens vimaranenses e os decisores políticos locais, no âmbito da conceção e estrutu-ração das políticas locais de juventude.
A ideia dos Embaixadores Jovens de Guimarães surgiu a partir da iniciativa Impact Youth, que ao longo dos meses de março e abril envolveu mais de mil jovens em sessões de diálogo, concursos de ideias, competições de bandas e eventos desportivos.
O projeto propõe a constituição de um conselho consultivo juvenil que, de forma regular, se reúna com o Vereador da Juventude do Município de Guimarães, para aconselhar na implementação dos vários programas municipais direcionados para a juventude.
Os jovens que integram esta equipa são estudantes do ensino secundário e superior que se destacaram pelo seu envolvimento na comunidade, nomeadamente em associações de estudantes, projetos artísticos e iniciativas de cidadania.
Esta iniciativa está enquadrada no Programa E. Jovem do Município de Guimarães e tem como missão fomentar o protagonismo juvenil em todas as suas formas, promovendo a educação para a cidadania e a democracia participativa através de oportunidades de participação social, artística e cívica.
A primeira reunião do grupo decorreu a 30 de junho, no Gabinete da Juventude. A propósito desta nova etapa, o Vereador da Juventude, Nélson Felgueiras, sublinhou: “Este é mais um passo no envolvimento direto dos jovens nos processos de decisão política, evidenciando a sua importância no desenho das políticas locais de juventude. Para nós, os jovens não podem ser apenas participantes, queremos que sejam protagonistas ativos da vida do território.”