
IPDJ Lança Prémios «Boas Práticas Associativismo Jovem» para Estimular a Participação Cívica dos Jovens
Concursos têm como objetivo apoiar a definição de políticas públicas para a juventude, promovendo medidas que incentivem a participação cívica dos jovens em várias áreas, como a social, económica, cultural e educativa.
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está a promover os Prémios «Boas Práticas Associativismo Jovem», uma iniciativa que visa motivar e difundir a atividade cívica e de cidadania entre os jovens envolvidos em projetos associativos. Esta ação pretende reconhecer o trabalho das associações juvenis e estudantis que, através dos seus programas, têm um impacto significativo nas suas comunidades.
Estes concursos têm como objetivo apoiar a definição de políticas públicas para a juventude, promovendo medidas que incentivem a participação cívica dos jovens em várias áreas, como a social, económica, cultural e educativa. Além disso, o IPDJ procura apoiar o associativismo jovem, mantendo atualizado o Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), que reúne as associações ativas no país.
O IPDJ pretende selecionar, em cada região, uma associação que se tenha destacado mais, no ano transato, em campos distintos, como por exemplo, a sua qualidade e inovação. Os prémios são divididos em duas tipologias: Prémio «Boas Práticas/Associativismo Juvenil», destinado a associações juvenis; e Prémio «Boas Práticas/Associativismo Estudantil», dirigido a associações de estudantes do ensino superior. Em cada concurso, uma associação por região irá receber um prémio monetário de 1500€. Além disso, podem ainda ser concedidas até cinco menções de 350€.
Podem-se inscrever as associações juvenis e estudantis e as respetivas federações efetivas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, entre 30 de setembro e 4 de novembro. A candidatura é feita através de um formulário digital disponível em https://ipdj.gov.pt.