
Jovens do Programa E.Jovem partilham experiências de mobilidade internacional com o Município de Guimarães
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu, esta terça-feira, 2 de setembro, uma sessão de trabalho e reflexão entre os jovens participantes do Programa E.Jovem e o Vereador da Juventude, Nelson Felgueiras.
O encontro teve como objetivo valorizar e dar voz às experiências de 20 jovens vimaranenses que participaram, pela primeira vez, em intercâmbios internacionais no âmbito do Programa Erasmus+ da União Europeia. Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Associação Puzzlianos, a Casa da Juventude de Guimarães e a PASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural.
Inserida no eixo E.Jovem Mobilidade e Voluntariado, a ação pretendeu proporcionar aos jovens do concelho oportunidades de mobilidade nacional e internacional. Entre setembro de 2024 e setembro de 2025, mais de 140 jovens participaram em projetos desta natureza, reforçando o impacto do programa na formação pessoal, social e cívica da juventude vimaranense.
O Programa E.Jovem tem como principais objetivos incentivar o protagonismo juvenil, em todas as suas formas de expressão, promover a educação para a cidadania e democracia participativa, valorizar a mobilidade nacional e internacional como ferramenta de educação intercultural, educação para a paz e cidadania europeia, reforçar a educação não formal, como espaço privilegiado de desenvolvimento de competências sociais, emocionais e transversais.