Bordado de Guimarães em foco no mês de janeiro com Ateliê Aberto na Loja Oficina
Neste Ateliê Aberto, a decorrer a 11, 18 e 25 de janeiro, o Bordado de Guimarães será enaltecido, sendo proposto explorar as suas técnicas ancestrais. Bordando sobre linho, os participantes vão aprender o seu conjunto de pontos mais característicos e que totalizam 21 pontos, sendo o ponto canutilho o mais versátil e essencial deste bordado tradicional que viu a sua certificação oficializada em 2010.
Em janeiro, a pensar naqueles que têm (ou se propõem a descobrir) o gosto por esta arte e naqueles que tencionam fidelizar-se na prática desta importante atividade artesanal, A Oficina abre à participação este Ateliê de Bordado de Guimarães, lançando assim mais um desafio com o objetivo de transmitir conhecimento e capacitar nesta arte tradicional tão íntima a Guimarães, dando continuidade à missão de preservação e promoção deste património ancestral.
Orientado por Sameiro Fernandes, este Ateliê Aberto será constituído por três módulos, cada um com três horas, e terá em vista proporcionar momentos de comunhão em torno deste saber que é o Bordado de Guimarães, uma arte resultante de um percurso histórico longo, preservada através da transmissão entre gerações, mantendo vivo o conhecimento sobre esta forma particular de bordar.
Os momentos de formação decorrem nas tardes dos sábados 11, 18 e 25 de janeiro, sempre das 15h00 às 18h00, na Loja Oficina, localizada em pleno Centro Histórico de Guimarães (Rua Rainha D.ª Maria II, 132). As inscrições têm o valor de 15 euros e podem ser efetivadas online em oficina.bol.pt.
Cuidando e valorizando este ativo certificado da cidade de Guimarães, A Oficina – cooperativa cultural vimaranense criada em 1989 – procura também desta forma estimular várias gerações, incluindo as mais novas, para abraçar as artes e ofícios tradicionais que produzem obras tão distintas e procuradas, que continuam a fascinar muitos dos que visitam e descobrem Guimarães.
O Bordado de Guimarães, que viu a sua certificação oficializada em 2010, transformou-se ao longo dos tempos e revestiu-se de um conjunto de características muito específicas que lhe garantem unicidade. As suas seis cores (vermelho, azul, bege, cinza, branco e preto), usadas isoladamente, a reprodução de motivos estilizados e o uso de vinte e um pontos tornam-no singular.
Relembra-se ainda que este local de tradição, formação, exposição e comércio que é a Loja Oficina pode ser regularmente visitada de segunda a sábado, entre as 11h00 e as 18h00, encontrando-se a mesma permanente disponível online em loja.aoficina.pt, o que lhe permite manter continuamente as portas abertas ao mundo para receber o público de todas as origens e dar a conhecer os produtos de artesanato vimaranenses aqui representados e trabalhados, bem como publicações, que nos ligam ao passado e ao presente da história que se faz em Guimarães.