Guimarães celebra o 1º de Dezembro com desfile pelas ruas da cidade
O programa comemorativo terá início na véspera, dia 30 de novembro, com uma receção aos participantes marcada para as 22h00, seguida pelo Hastear das bandeiras na sede do Grupo Recreativo.
No próximo dia 1 de Dezembro, Guimarães presta homenagem à memória da Restauração da Independência de Portugal de 1640, numa cerimónia organizada pelo Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques” e com o apoio do Município de Guimarães.
O programa comemorativo terá início na véspera, dia 30 de novembro, com uma receção aos participantes marcada para as 22h00, seguida pelo Hastear das bandeiras na sede do Grupo Recreativo. Às 22h45, está previsto o início de um desfile pelas ruas do Centro Histórico, onde será entoado o Hino da Restauração, terminando por volta da meia-noite. À 00h30, todos os participantes serão convidados para uma ceia na sede do grupo.
O desfile inicia na Rua Gravador Molarinho e prossegue pela Rua da Rainha D. Maria II, Alfredo Guimarães, Egas Moniz, Largo Condessa do Juncal, Viela da Arrochela, Largo João Franco, Rua Vale de Donas, Largo dos Laranjais, Rua das Trinas, Largo do Carmo e Rua Conde D. Henrique, junto à estátua de D. Afonso Henriques, onde será depositada uma coroa de flores e o grupo musical OsMusiké irá entoar os Hinos de Guimarães, da Restauração e de Portugal. O desfile continua depois pelo Largo do Carmo, Rua de Santamaria, Praça de S. Tiago e termina na Rua Gravador Molarinho, sede do Grupo Cultural e Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”, onde haverá uma ceia para todos os participantes.
Entre os grupos participantes, estão a Sociedade Musical de Guimarães, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, o C.N.E – Corpo Nacional de Escutas, OSMUSIKÉ, a Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda, o Grupo Cultural e Recreativo “Os Trovadores do Cano” e Daniel Salgado, que transporta e cede os cavalos.
Esta iniciativa é organizada pelo Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques” e conta com o apoio do Município de Guimarães, SMG – Conservatório de Guimarães, União de Freguesias de Oliveira, S. Paio e S. Sebastião e do Paço dos Duques de Bragança.