Guimarães vai acolher Fórum Europeu de Resiliência Urbana
A iniciativa acontece de 17 a 19 de junho de 2026 e é um dos mais de 150 eventos que a cidade irá receber no âmbito de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia
Guimarães vai acolher o Fórum Europeu de Resiliência Urbana (EURESFO), de 17 a 19 de junho de 2026. Durante o evento, cidades, especialistas e profissionais da área de toda a Europa irão reunir-se para debater abordagens integradas para reforçar a resiliência local.
Promovido pela ICLEI Europe e pela Agência Europeia do Ambiente desde 2013, o Fórum tem servido como um ponto de encontro fundamental para os governos locais e regionais que trabalham na adaptação às alterações climáticas, na gestão do risco de catástrofes e em desafios mais amplos de resiliência.
Sob o tema "Para além da adaptação: abordagens integradas à resiliência", a edição de 2026 irá destacar como as cidades podem associar a adaptação ao planeamento a longo prazo, à inovação na governação e ao bem-estar da comunidade. O compromisso de longa data de Guimarães em integrar a sustentabilidade na tomada de decisões quotidianas serve, assim, de pano de fundo para este debate.
Recorde-se que, em 2026, deterá o título de Capital Verde Europeia, no âmbito do qual vai receber mais de 150 eventos, entre os quais conferências internacionais de referência, fóruns técnicos, iniciativas de educação ambiental e momentos de mobilização comunitária – incluindo o EURESFO. Além disso, irá também promover outras iniciativas propostas pela comunidade – selecionadas entre as 200 submetidas –, focadas na descarbonização, na sustentabilidade e na neutralidade climática, refletindo o compromisso e envolvimento local.
Refira-se ainda que, como Património Mundial da UNESCO e cidade empenhada em proteger a sua identidade cultural, Guimarães construiu um forte historial em matéria de sustentabilidade. Nesse sentido, foi reconhecida como Capital Europeia da Cultura em 2012, Cidade Europeia do Desporto em 2013 e, por três anos consecutivos, o município mais sustentável de Portugal.
