Presidente da Câmara de Guimarães visita Profitecla e reforça importância do ensino profissional
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, visitou a Profitecla de Guimarães, numa iniciativa que reforçou a prioridade política da proximidade às instituições de ensino e a valorização do ensino profissional como importante motor do desenvolvimento do território.
A visita teve como objetivo conhecer de perto a comunidade educativa, os cursos ministrados, a estrutura da escola e as expectativas dos seus 248 alunos, sublinhando o papel estratégico do ensino profissional na integração no mercado de trabalho e na coesão local.
A receção ao Presidente do Município foi feita pelo diretor da Profitecla, Domingos Silva, acompanhado pela diretora Isa Brandão, num acolhimento assegurado por alunos do curso de Turismo. O registo fotográfico do momento esteve a cargo do curso de Comunicação e Serviço Digital, evidenciando a articulação entre aprendizagem prática e vida escolar.
Ao longo da visita, a comitiva teve oportunidade de conhecer diversas valências da instituição, desde a Direção aos serviços de Psicologia, Saúde Escolar e Educação Inclusiva, bem como os espaços e dinâmicas de apoio aos cursos, localizados no 4.º piso da instituição, sedeada no Estádio D. Afonso Henriques. Houve ainda lugar à apresentação digital do Grupo Rumos, enquadrando a Profitecla no contexto do ensino profissional e da sua ligação à comunidade, ao tecido empresarial e aos parceiros locais.
Num momento simbólico, a leitura de um texto por uma aluna antecedeu a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que destacou a importância da proximidade entre o poder local e as instituições. "Quero ter esta proximidade com as instituições, sejam culturais, sociais, empresas ou instituições de ensino. Faz parte do papel do Presidente de Câmara estar no terreno, perceber a realidade, as dificuldades, mas também as ambições e expectativas para o futuro", afirmou.
Ricardo Araújo sublinhou que esta proximidade é determinante para a construção de uma visão conjunta que promova o desenvolvimento do concelho. "Só assim conseguimos ter a sensibilidade necessária para construir uma visão comum para o território. Quero mesmo que Guimarães seja uma referência de qualidade de vida na Europa. Quero que Guimarães seja a melhor cidade para viver um dia, uma semana ou uma vida inteira", destacou.
No seu discurso, Ricardo Araújo reforçou o papel central da educação e, em particular, do ensino profissional, salientando a necessidade de uma maior articulação entre as diferentes instituições educativas e a realidade do tecido empresarial local. "As escolas profissionais são fundamentais. Há procura no mercado de trabalho e o ensino profissional permite uma integração mais rápida, sem fechar portas a quem queira continuar a estudar. Temos de ajudar a promover mais e melhor este ensino e ultrapassar preconceitos que ainda possam existir", apontou.
Dirigindo-se diretamente aos alunos, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães deixou uma mensagem de incentivo, reconhecendo a Profitecla como uma escola de referência. "Aproveitem esta fase de formação. Estas são as ferramentas que a escola vos dá para construírem um futuro com felicidade. É altura de sonharem. Seja aqui ou noutro lugar, porque o mais importante é que sejam felizes", concluiu.
A visita terminou com um almoço temático no restaurante pedagógico da escola, preparado pelos cursos de Cozinha, Pastelaria e Restaurante/Bar, culminando com a oferta de uma serigrafia ao Presidente da Câmara, como forma de agradecimento pela proximidade, diálogo e reconhecimento da importância do ensino profissional para Guimarães.
