A cerimónia que contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara, reuniu várias instituições da freguesia de Serzedelo. Foram plantadas 12 árvores no Parque do Talegre, simbolizando o compromisso de todos os presentes na defesa do ambiente.
Foi na manhã do passado domingo, 3 de junho, que, no Parque de Lazer de Serzedelo (Parque do Talegre), teve lugar a oficialização da constituição da Brigada Verde de Serzedelo. Domingos Bragança, Presidente da Câmara, Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente, e Cristiano Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia, juntamente com os representantes das várias instituições da freguesia, foram brindados com a atuação das crianças do Jardim de Infância e do ATL da Escola de Serzedelo que cantaram uma música relacionada com as boas práticas da reciclagem do lixo.
Posteriormente, procedeu-se à plantação de 12 árvores, com a colaboração dos representantes de todas as instituições ou grupos presentes, um momento simbólico que serviu para oficializar a constituição de mais uma Brigada Verde no Concelho de Guimarães, a de Serzedelo.
Na sua intervenção, e depois de Cristiano Ferreira, Presidente da Junta, ter agradecido e apelado ao envolvimento de todos na freguesia para que o caminho do desenvolvimento sustentável seja cada vez mais sólido, Domingos Bragança enalteceu a forte adesão da comunidade de Serzedelo e fez um resumo dos resultados obtidos por Guimarães na candidatura a Capital Verde Europeia 2020. O Presidente da Câmara fez questão de lembrar que Guimarães, em 4 dos indicadores avaliados, num total de 12, ficou em 2º lugar, intrometendo-se entre as melhores cidades europeias em matéria de preservação ambiental. “Aqui, em Serzedelo, vimos as crianças a deixarem-nos uma mensagem de boas práticas ambientais, e isso é já um sinal que o caminho que estamos a trilhar começa a dar frutos. O desenvolvimento sustentável começa na escola, pelo que estamos a fazer as coisas como devem ser feitas. Não vamos desistir deste caminho”, disse Domingos Bragança.
Em Serzedelo, a Brigada Verde conta com o empenho da Associação de Pais da Escola Básica de Eirinha, da Casa do Povo e da Cresce e Jardim de Infância, do CEAJ – Centro de Entretenimento e Apoio à Juventude, do Agrupamento 84 do Corpo Nacional de Escutas, do Centro Social Paroquial de Santa Cristina de Serzedelo e dos Zeladores das Senhoras do Monte.
Notícias relacionadas
-
Guimarães acolheu Planetiers Day e reforçou compromisso com a sustentabilidadeAmbienteApp
Guimarães acolheu Planetiers Day e reforçou ...
05 Jun 2025 -
Com o título de CVE 2026 Guimarães terá ainda mais visibilidade e reputaçãoAmbiente
Com o título de CVE 2026 Guimarães terá ainda ...
29 Nov 2024 -
Guimarães recebeu a 3ª edição da conferência Autarcas pelo Clima que se realizou no Laboratório da PaisagemAmbiente
Guimarães recebeu a 3ª edição da conferência ...
29 Out 2024 -
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdesAmbienteAppSociedade
Guimarães novamente reconhecido com Prémio ...
22 Ago 2024