Com a presença de Isabel Ferreira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, e Tiago Sigorelho, presidente do Gerador, a conferência de imprensa acontece a 12 de janeiro, nos Antigos Paços do Concelho, em Guimarães.
No próximo dia 12 de janeiro, às 14h30, Isabel Ferreira, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Guimarães, e Tiago Sigorelho, presidente do Gerador, apresentam o programa da edição de 2026 do festival Uncover. A conferência, exclusiva à comunicação social, terá lugar nos Antigos Paços do Concelho, em Guimarães, e dará a conhecer as linhas curatoriais, os convidados nacionais e internacionais e as iniciativas comunitárias que farão parte da próxima edição.
Depois de uma primeira edição que afirmou o festival como um espaço de reflexão crítica sobre o poder das imagens na criação de perceções, o Uncover regressa a Guimarães de 12 a 15 de março de 2026 com uma programação que cruza pensamento crítico, criação artística e iniciativas participativas e comunitárias. Entre os nomes já confirmados estão a rapper Capicua, Bobby Duffy, investigador britânico e especialista em estudos de perceção, e o filósofo italiano Franco Berardi.
Entre janeiro e março, antecipando o festival, o Uncover promove ainda um ciclo de conversas com a comunidade, centrado na identidade e nas singularidades de Guimarães. Com curadoria de Pedro Silva e Natacha Carvalho, as sete conversas, a decorrer em espaços ligados à vida da cidade, abordam temas como trabalho, comunidade, ensino, conhecimento, identidade, periferia e futuro.
Sobre o Uncover
É através de imagens que criamos o mundo à nossa volta. Mais do que um registo visual, a imagem é uma ferramenta de poder e de influência com um papel ativo na construção de narrativas.
O Uncover é o primeiro festival que se propõe a olhar para o que existe para lá da imagem. De 12 a 15 de março de 2026, regressa para a sua segunda edição em Guimarães, com quatro dias de masterclasses, workshops, performances e iniciativas participativas onde, em conjunto, procuramos novas formas de ver.
Mais informação: https://gerador.eu/uncover/
Sobre o ciclo de conversas “Singularidades de Guimarães”
Que imagem tens de Guimarães?
De janeiro a março de 2026, no caminho até à segunda edição do festival Uncover, celebramos vários olhares sobre a cidade num ciclo de sete conversas entre a comunidade, com curadoria de Natacha Carvalho e Pedro Silva, a partir dos temas trabalho, comunidade, ensino, conhecimento, identidade, periferia e futuro. A entrada é livre.
Mais informação: https://gerador.eu/uncover/#agenda-ciclo-conversas
