
“Cerimonial Start” decorre num dos locais mais emblemáticos do país. Prova automobilística de referência mundial começa na cidade onde nasceu Portugal. Feira Medieval dará um colorido diferente a este tipo de eventos.
A 50ª edição do Vodafone Rally de Portugal volta a ter o seu início simbólico em Guimarães, esta quinta-feira, 19 de maio, com o primeiro concorrente a subir ao palco da partida às 18:10 horas, no Campo de São Mamede, tendo o majestoso Castelo de Guimarães como pano de fundo a uma das principais provas do Campeonato Mundial de Ralis, com organização do Automóvel Clube de Portugal.
A caravana do Mundial com as suas 80 equipas estará no parque fechado do Campo de São Mamede a partir das 16:30 horas, altura em que o público poderá observar de perto as “máquinas” que animarão esta jornada de quinta-feira a domingo, 22 de maio. A organização criou um perímetro de segurança, onde os espetadores poderão circular tranquilamente e fotografar todos os carros, assistindo depois à partida rumo a Lousada, onde será disputada a primeira especial da prova.
Em Guimarães, os carros de competição vão percorrer alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, durante aproximadamente duas horas, desde o Largo da Mumadona, Avenida Alberto Sampaio (Muralha), Alameda de São Dâmaso e Largo do Toural, conhecido como a sala de visitas de Guimarães cuja praça será contornada pelos pilotos em direção à Avenida D. Afonso Henriques, seguindo para Urgezes com destino à autoestrada (A11).
Na encosta do Castelo voltará a ser efetuada a recriação de uma feira medieval, promovendo-se para todo o mundo a sexta edição da Feira Afonsina, que este ano decorrerá entre 23 e 26 de junho. Antes do “Cerimonial Start”, entre as 17:25 e as 17:45 horas, será realizada uma sessão de autógrafos no interior de uma das tendas dispostas no Campo de São Mamede, onde o público adepto desta competição poderá ter contacto com os seus principais ídolos.
Pódio no calçadão frente à praia, entre as novidades
Com uma extensão total de 1.688 km, dos quais 368 km competitivos são distribuídos por 19 provas de classificação, o Rally terá nas instalações da Exponor, em Matosinhos, o posto de comando. Tal como aconteceu na última edição, quinta-feira é reservada ao shakedown, que se irá disputar no concelho de Paredes, com as últimas centenas de metros a decorrerem no interior das instalações do Kartódromo de Baltar.
Na sexta-feira, a prova desloca-se para o Alto Minho, onde terão lugar três classificativas distintas – as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma delas com uma dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde. Como grande novidade desta edição terá lugar, ao final da tarde de sexta-feira, a partir das 19 horas, o Porto Street Stage, duas passagens por uma classificativa espetáculo centrada na Avenida dos Aliados e desenhada ao longo de 1.850 metros.
No sábado, a caravana WRC avança para a região do Marão, onde se repetirá o figurino habitual, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior – Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 km. A etapa de domingo é aquela que regista uma das alterações mais significativas, com a classificativa de Vieira do Minho a disputar-se por duas vezes a par do tradicional Fafe, sendo a segunda passagem nesta prova de classificação considerada o Power Stage. A cerimónia final de consagração dos vencedores do Vodafone Rally de Portugal 2016 terá lugar num local emblemático da cidade de Matosinhos, no calçadão frente à praia.
Notícias relacionadas
-
Partida simbólica do Rally de Portugal realizou-se em GuimarãesDesportoSociedade
Partida simbólica do Rally de Portugal ...
17 Mai 2018 -
Alterações ao trânsito na cidade devido ao Rally de PortugalDesportoSociedade
Alterações ao trânsito na cidade devido ao ...
15 Mai 2018 -
Partida oficial do Rally de Portugal na próxima quinta-feira em GuimarãesDesportoSociedade
Partida oficial do Rally de Portugal na ...
13 Mai 2018 -
Guimarães cria Manual de Boas Práticas Ambientais para a cerimónia de partida do Vodafone Rally de PortugalAmbienteDesportoSociedade
Guimarães cria Manual de Boas Práticas ...
17 Mai 2017