
Durante uma tarde, atores do Teatro Coelima presentearam o público com uma divertida peça de teatro, que animou utentes de 24 instituições vimaranenses. A iniciativa decorreu no Multiusos de Guimarães.
Sete centenas de idosos, provenientes de 24 instituições do concelho de Guimarães, comemoraram o Dia Mundial do Teatro, esta quinta-feira à tarde, 27 de março, numa iniciativa realizada no Pavilhão Multiusos e promovida pelos serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com as cooperativas Fraterna e Tempo Livre.
O programa de comemorações contemplou a performance teatral "Umas Atrás das Outras", uma criação coletiva protagonizada pelo Grupo de Teatro da Coelima, que abordou histórias e contos utilizados no dia a dia, com «narrações de todos os tempos e de todas as idades».
«Os mais novos não sabem o que perdem quando não ouvem as vossas histórias de vida. Se tivessem mais tempo e disponibilidade, percebíamos todos que, nas dificuldades, é importante olhar em frente. Vocês são um exemplo de perseverança, pois tudo o que temos hoje deve-se muito às vossas gerações», considerou Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, na sessão de abertura da data evocativa.
Com direção de atores a cargo de Ana Sofia, a peça de teatro “Umas Atrás das Outras”, com fotografia de Pedro Araújo e encenação de Rui Fernandes, contou com as interpretações de Herculano Fernandes, Joana Maria, Augusto Lemos, João Ribeiro e Joaquim Figueiredo, enquanto a montagem de cena pertenceu a Zé Miguel Torres. As 24 instituições que marcaram presença nesta iniciativa foram as seguintes:
Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Casa do Povo Fermentões, Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social de Tabuadelo, Centro Comunitário Paroquial de Gondar, Centro Social Brito, Centro Social D. Manuel Monteiro Castro, Centro Social da Irmandade de S. Torcato, Centro Social de Nespereira, Centro Social e Paroquial de Polvoreira, Centro Social e Paroquial Mascotelos – Santiago, Centro Social N. S. do Carmo, Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, Centro Social Paroquial de Ronfe, Centro Sócio-Cultural e Desportivo de Sande S. Clemente, Fraterna, Fundação Bomfim, Fundação Casa do Paço, Lar de Santo António, Lar dos Santos Passos, Lar S. Jorge, Santa Casa da Misericórdia, Venerável Ordem Terceira de S. Domingos e Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.
Áudio