
Além das intervenções dos grupos parlamentares, a cerimónia contou com um discurso de uma jovem estudante e da apresentação de uma música rap alusiva à efeméride.
A Assembleia Municipal de Guimarães comemorou o 40º aniversário do 25 de abril de 1974, com a realização de uma sessão solene evocativa da efeméride, realizada esta sexta-feira na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.
A cerimónia foi abrilhantada pela participação dos Jovens Cantores de Guimarães, da Sociedade Musical de Guimarães, que interpretaram o Hino de Guimarães. Seguiu-se uma intervenção de Inês Miguel, estudante da Escola Secundária das Taipas, e de José Paulo Fernandes, aluno da Escola Profissional Cisave, que apresentou em vídeo uma música rap com referências ao 25 de abril.
A sessão solene contou igualmente com as intervenções dos grupos parlamentares municipais na voz dos deputados Luís do Carmo Alves Oliveira (Movimento Partido da Terra), Joaquim Mendes Teixeira (Bloco de Esquerda), Ângela Ivone Rodrigues Oliveira (Centro Democrático e Social – Partido Popular), Mariana Silva (Coligação Democrática Unitária), José Cardoso de Menezes Couceiro da Costa (Partido Social Democrata) e António Mota Prego (Partido Socialista).
O Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, António Magalhães, procedeu ao encerramento da sessão da cerimónia evocativa dos 40 anos do 25 de abril de 1974, antes de nova atuação dos Jovens Cantores de Guimarães, que interpretaram o tema “Acordai”, de Fernando Lopes Graça, e, por fim, o “Hino Nacional”.