Esta sexta-feira, 9 de janeiro, às 21h00
Evento com transmissão em direto no YouTube do Município e ecrã no IDEGUI após esgotar lugares disponíveis do Multiusos
Face à elevada procura pelos bilhetes para a cerimónia de abertura de Guimarães 26 - Capital Verde Europeia, que esgotaram rapidamente, preenchendo os cerca de 2.800 lugares disponíveis, o Município de Guimarães e a Guimarães 26 – Capital Verde Europeia informam que irão garantir alternativas para que a comunidade possa acompanhar este momento.
A cerimónia será transmitida em direto através da página de YouTube do Município de Guimarães, permitindo que todos os interessados possam assistir à abertura oficial da Capital Verde Europeia. Adicionalmente, através da colaboração com a Associação Vimaranense de Hotelaria, os estabelecimentos serão sensibilizados para emitir o evento em tempo real.
Em paralelo, será também colocado um ecrã gigante no IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães, com animação, criando um ponto de encontro para que os vimaranenses possam acompanhar, em comunidade, este momento simbólico e único para Guimarães.
O número reduzido de lugares disponíveis em sala deve-se à dimensão do evento, que contará com dezenas de pessoas em palco. Recorde-se que, na sexta-feira, dia 9 de janeiro, “Raízes do Futuro” é a narrativa artística que inaugura o município vimaranense como Capital Verde Europeia de 2026. A cerimónia de abertura será conduzida por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim e irá contar com as atuações de Gisela João e Sofia Escobar, bem como dos grupos e instituições vimaranenses A Outra Voz, CERCIGUI, Coro En’Canto, Grupo Coral de Ponte e TetrAcord’Ensemble.
O evento contará com um espetáculo de criação comunitária, com a participação ativa de mais de 170 pessoas, entre bailarinos, músicos e coletivos locais, afirmando a sustentabilidade como prática cultural, social e humana.
