
Vimaranense Pedro Meireles vence edição deste ano
O vimaranense Pedro Meireles e Mário Castro, em Skoda Fabia S2000, venceram a segunda edição do Rally Cidade de Guimarães, na segunda jornada do Campeonato Nacional de Ralis, que decorreu neste último fim de semana.
Vimaranense Pedro Meireles vence edição deste ano
O vimaranense Pedro Meireles e Mário Castro, em Skoda Fabia S2000, venceram a segunda edição do Rally Cidade de Guimarães, na segunda jornada do Campeonato Nacional de Ralis, que decorreu neste último fim de semana.
O piloto da M&Costas triunfou pela margem mínima, com três décimos de segundo de vantagem sobre o campeão em título Ricardo Moura, igualmente ao volante de um Skoda Fabia S2000. A vitória do vimaranense foi somente alcançada no derradeiro troço do Rally Cidade de Guimarães, disputado já de noite na Montanha da Penha.
Nessa altura, o açoriano Ricardo Moura liderava com 3,1s de vantagem. Foi na última classificativa disputada na Penha que Meireles atacou e Moura cometeu o erro de não ligar os faróis suplementares. No final, o piloto de Guimarães alcançou o segundo triunfo da época e pela diferença mais curta de sempre no Nacional de Ralis: 0,3 segundos.
“Ganhar em casa é sempre emocionante e este triunfo reforça a nossa vitória em Fafe. Afirmei que tínhamos ritmo para lutar com o Ricardo e provamos isso ao vencer a maioria dos troços a um carro que é igual ao meu”, comentou Pedro Meireles, no final da competição.
Após o problema com a direção assistida, João Barros e o vimaranense Jorge Henriques não conseguiram aproximar-se da frente e classificaram-se em terceiro lugar, posição muito útil para o campeonato. Atrás deste trio de luxo, ficou o vizelense Adruzilo Lopes.
“Ao chegarmos ao gancho situado no largo da Penha, subimos o passeio e tivemos que recuar. A partir deste momento, abdicamos da luta pelo triunfo, pois acabamos por garantir um lugar no pódio, o que era excelente para esta nossa estreia com o Fiesta em pisos de asfalto no Campeonato”, afirmou o navegador vimaranense Jorge Henriques.
Joan Vinyes, com o Suzuki Swift S1600, veio a Guimarães testar para o campeonato espanhol e acabou por travar uma luta com o seu colega de equipa Gorka Antxustegui pela melhor posição na classe e pelo… 5º lugar. Quando tudo estava decidido a favor de Vinyes, Antxustegui desistiu no derradeiro troço, ao perder uma roda.
Este percalço do campeão espanhol de duas rodas motrizes permitiu a Carlos Martins subir um lugar, depois de um dia a tentar recuperar a manhã menos positiva, devido a problemas com a embraiagem.
VIMARANENSE JOSÉ RODRIGUES VENCEU NAS “2WD”
No Campeonato do Norte de Ralis, também houve momentos de emoção no derradeiro troço. Peres liderava com 27 segundos e Cardoso tinha apenas 1,8s de vantagem sobre Pascoal. Esperava-se luta pelo segundo posto, mas Pascoal perdeu muito tempo e Fernando Peres foi vítima de um furo lento, pelo que as alterações acabaram por acontecer na liderança, com Nuno Cardoso a vencer o rali. Peres teve de se conformar com o segundo posto e Pascoal com o degrau mais baixo do pódio.
O vimaranense José Rodrigues, acompanhado por Nuno Lima, em Honda Civic, foram os melhores dos 2WD, seguidos por João Ruivo em Peugeot 206, alcançando ainda um excelente quarto posto da geral. “Estou muito satisfeito com este resultado, pois dificilmente poderia ter feito melhor, face aos problemas que tive com a caixa de velocidades. A realização da Super Especial no centro da cidade foi uma boa iniciativa, num rali que teve sempre muitos e spetadores na estrada. O triunfo entre os carros com duas rodas motrizes (2WD) no Campeonato Regional Norte foi excelente para nós”, considerou o piloto de Guimarães.
[ FACTOS E NÚMEROS ]
TR(I)UNFO | Vitória de Pedro Meireles na última especial, anulando os três segundos de desvantagem. Até ao gancho da Penha, já vinha a ganhar dois segundos e, na descida, ganhou o restante
0,3 SEGUNDOS | Diferença menor para apurar o vencedor em provas do Campeonato Nacional de Ralis
CURIOSIDADE | Prova do Campeonato Nacional com maior número de participantes estrangeiros, à exceção do Rally de Portugal, que pertence ao Mundial
40.000 | Nº de espetadores na Super Especial Noturna no centro da cidade de Guimarães
MEMÓRIA | Para comemorar a sua primeira vitória num rali, ocorrida há 35 anos, Joaquim Santos, de Penafiel, participou este ano no Rally Cidade de Guimarães com um Mitsubishi Evo9
260 | Elementos de segurança: Polícia Municipal (45 Agentes), GNR (130 Militares) e PSP (85 Agentes)
AZAR | Vimaranense Carlos Oliveira partiu a caixa de velocidades do Porsche 911 GT3 quando o experimentava antes do rali, andando somente cerca de… 3 km.
510 | Refeições servidas à organização no Pavilhão Multiusos de Guimarães
GEOGRAFIA | Concelhos abrangidos pelo Rally: Guimarães, Braga, Póvoa de Lanhoso, Fafe e Felgueiras
360 | Grades distribuídas pelo percurso
EMOÇÃO | Vitória discutida a quatro no sábado de manhã e, depois, a três… de tarde! Raramente visto no Nacional!
120 | Elementos do Targa no Rally Cidade de Guimarães
CORRIDA | Pela primeira vez, estiveram dois vimaranenses envolvidos na liderança do Rally: Pedro Meireles e Jorge Henriques
99 | Placas informativas nas estradas
INFORMAÇÃO | 1.100 cartas informativas da Câmara Municipal distribuídas à população por onde passou o Rally Cidade de Guimarães
109 | Número de bombeiros envolvidos, com 26 meios de socorro
ALTERNÂNCIA | Com muito público a assistir às classificativas, a prova de Guimarães teve quatro líderes diferentes na dezena de troços, sendo um dos ralis mais espetaculares do Campeonato Nacional
30.000 | Número de quilómetros de fita plástica informativa distribuída pelas classificativas
CLUBE | 45º ano consecutivo que o Targa leva a efeito uma prova integrada no Campeonato Nacional de Ralis em Portugal
[ CLASSIFICAÇÃO FINAL ]
01º Pedro Meireles / Mário Castro - Skoda Fabia S2000 - 58m27,0s
02º Ricardo Moura / António Costa - Skoda Fabia S2000 - a 0,3s
03º João Barros / Jorge Henriques - Ford Fiesta R5 - a 26,1s
04º Adruzilo Lopes / Vasco Ferreira - Subaru Impreza R4 - a 1m16,7s
05º Joan Vinyes / Jordi Mercader - Suzuki Swift S1600 - 2m11,0s
06º Carlos Martins / Pedro Peres - Mitsubishi Lancer Evo IX R4 - a 3m00,6s
07º Diogo Salvi / Paulo Babo - Ford Fiesta R5 - a 3m00,8s
08º Ricardo Teodósio / José Teixeira - Mitsubishi Lancer Evo IX - a 4m13,6s
09º Ricardo Marques / Paulo Marques - Peugeot 208 R2 - a 5m29,8s
10º Diogo Gago / Jorge Carvalho - Citroen C2 R2 Max - a 5m49,6s (…)
FOTOS