
A previsão meteorológica pouco favorável para a realização de eventos ao ar livre determinou a alteração de local de algumas iniciativas em Guimarães agendadas no âmbito das comemorações do 40º aniversário do 25 de abril, na sequência da programação articulada entre a Câmara Municipal de Guimarães e a rede associativa, Fábrica das Associações.
Os concertos previstos para a noite desta quinta-feira, 24 de abril, intitulados "As Portas que Ary Abriu" e "As Vozes de Guimarães com abril", programados inicialmente para o Largo Cónego José Maria Gomes, passam a realizar-se no Auditório Nobre da Universidade do Minho, com início às 21:30 horas.
Estes concertos continuarão a ter a participação dos alunos do Centro Escolar de Urgezes, do Grupo Coral de Ponte, Teresa Fernandes, Luís Almeida, Grupo de Fados e Baladas Memórias de Coimbra e outros artistas vimaranenses, com a apresentação de Joana Antunes e Sérgio Marques.
O desfile associativo previsto para iniciar as comemorações esta quinta-feira à noite, devido às condições atmosféricas e à consequente alteração do local do espetáculo, foi anulado, passando o local da concentração das associações para o Auditório Nobre da Universidade do Minho.
A manter-se a previsão de aguaceiros para o dia 25 de abril, as atuações de animação de rua e de artes performativas programadas para essa tarde passarão do Coreto da Alameda de S. Dâmaso para a praça coberta do Instituto de Design (antiga fábrica da Ramada), continuando a contar com a Casa da Juventude para as atividades de animação para crianças e jovens, o Grupo de Teatro Jovidem para o Teatro de Rua e as atuações da Sociedade Musical de Pevidém, Os Quatro Cantos Redondos, Nota-a-Nota, Trovas do Minho, OsMusiké, Grupo Semente da Vila de Ponte e outros artistas vimaranenses.
Por fim, por motivos de saúde do Professor Arlindo de Carvalho, o espetáculo previsto para a noite de 25 de abril, às 21:30 horas, no Pequeno Auditório, realizar-se-á com artistas convidados, nomeadamente, Teresa Fernandes, Luís Almeida, Ção Pitada, Paulo Rodrigues e Tino Flores.
A projeção do filme "Afirma Pereira", prevista para o Largo da Oliveira, na noite de sábado, 26 de abril, sofreu uma alteração, sendo oportunamente anunciado novo local e/ou data. Toda a restante programação no dia 25 de abril manter-se-á, com destaque para a sessão pública solene, esta sexta-feira, às 11 horas, na Plataforma das Artes e da Criatividade.
Para esta sexta-feira, há ainda outros destaques, como a inauguração da exposição "CulturArte e Resistência", às 17:30 horas, no CICP, o lançamento do FANZINE de abril, pela Ò da Casa, às 18:30 horas, no CAAA, bem como Poesias e Imagens às 22 horas, pela Asas de Palco, na Assembleia de Guimarães. Durante a tarde de 26 de abril, haverá animação nos Cafés do Centro Histórico, pela Escola de Jazz do Convívio, intitulado "Café Jazz 25".
[ PROGRAMA ]
24 de ABRIL | 5ª feira
21h30 - Concerto "As Portas que Ary Abriu" e "As vozes de Guimarães com Abril"
Local: Auditório Nobre da Universidade do Minho
21h30 - Conferência “Professor domesticado colonizador: (Re)Pensar estratégia”
Local: LAB
25 de ABRIL | 6ª feira
11h00 - Sessão Pública Solene da Assembleia Municipal
Local: Plataforma das Artes
15h/18h - Concerto e animação de rua "Abril para Sempre"
Local: Coreto da Alameda de S. Dâmaso
Local alternativo: Praça do Instituto Design (antiga Fábrica da Ramada)
15h/18h - Projeção do vídeo "O 25 de Abril em Guimarães"
Local: Arquivo Alfredo Pimenta
17h30 - Exposição "CulturArte e Resistência"
Local: CICP
18h30 - Lançamento do FANZINE de Abril pela Ó da Casa
Local: CAAA
21h30 - Concerto em Homenagem a Arlindo de Carvalho com artistas vimaranenses
Local: Pequeno Auditório do CCVF
22h00 - Poesias e Imagens de Abril pelas Asas de Palco
Local: Assembleia de Guimarães
26 de ABRIL | Sábado
15h/18h - "Café Jazz 25"
Local: Milenário; Café Óscar; Coconuts e Convívio