O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, protagonizou esta segunda-feira, 10 de novembro, um novo marco na vida democrática do concelho, ao conduzir a primeira reunião do Executivo Municipal, com transmissão em direto.
Com esta medida, Ricardo Araújo cumpre um compromisso assumido com os cidadãos de Guimarães, reforçando uma gestão transparente, próxima e participada, onde cada munícipe tem acesso direto às decisões que moldam o futuro do concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães sublinha que a transmissão das reuniões do executivo municipal "é mais do que um gesto simbólico, é uma prática de governação transparente e aberta que reforça a confiança entre os eleitos e eleitores e aproxima ainda mais o Município dos Vimaranenses".
A reunião do executivo municipal decorreu com normalidade e todos os pontos apresentados foram aprovados, incluindo propostas nas áreas da ação social, educação, ambiente, mobilidade e património, bem como a ratificação de apoios às freguesias e a designação dos representantes municipais em diversas entidades participadas.
Todos os pontos da ordem de trabalhos foram aprovados, numa sessão marcada pela serenidade, consenso e pelo reforço do compromisso com uma gestão transparente e próxima dos cidadãos. Para o presidente Ricardo Araújo, este é também um sinal claro de estabilidade, de cooperação entre todos os membros do Executivo e de uma estratégia centrada nas pessoas, na sustentabilidade e na modernização dos serviços municipais.
"Guimarães está a afirmar-se como um concelho que conjuga tradição e inovação, onde a proximidade com os cidadãos é o eixo central da nossa ação pública", salientou o autarca.
Com esta primeira transmissão online, a Câmara Municipal de Guimarães dá mais um passo na concretização de uma autarquia aberta e moderna, que adequa a ação democrática aos novos tempos tecnológicos, promove a participação cívica e o escrutínio público, valores fundamentais numa democracia local viva e participativa.
A próxima reunião de Câmara está marcada para o dia 24 de novembro, pelas 10h00.
