
A freguesia de São Torcato assinalou os 30 anos da sua elevação a Vila. A celebração decorreu no Terreiro, frente ao Mosteiro de S. Torcato, reunindo Torcatenses e autoridades locai, num evento festivo. A vereadora Ana Cotter esteve presente na sessão, em representação da Câmara Municipal de Guimarães.
Durante a cerimónia, houve espaço para homenagens e distinções. Os alunos com melhor desempenho do Centro Escolar de São Torcato foram reconhecidos, bem como atletas de várias modalidades e o cidadão e artista Luís Almeida, pelo seu contributo significativo para a promoção cultural da comunidade torcatense.
Dois importantes pergaminhos honoríficos foram ainda entregues: um ao Grupo Folclórico de São Torcato, pelos 25 anos de dedicação às Festas das Colheitas, e outro ao CRCA (Centro Recreativo e Cultural de São Torcato), que celebra meio século ao serviço da cultura local.
O ponto alto da noite foi a entrega do mais prestigiado galardão da Vila, que foi atribuído a duas figuras ilustres: o Padre José Miguel Cardoso e o Padre José António Carneiro, ambos reconhecidos pelo seu papel marcante na vida da freguesia.
A cerimónia contou com momentos musicais proporcionados pelo Grupo Coral de São Torcato e pelos “Torcantas” da ADCL. O encerramento das festividades ficou a cargo dos “Concertininhas” do CRCA e da cantora Maria João Soares, tendo sido encerrado com fogo de artifício e o tradicional corte do bolo de aniversário.