
Na sexta-feira, um dia antes da reabertura oficial, decorrerá uma cerimónia pública onde será assinado um Acordo de Parceria com a CP.
O Teleférico de Guimarães vai reabrir ao público no próximo sábado, 5 de abril, pelas 10 horas, depois de ter sido realizada a 4ª Grande Revisão do equipamento, tal como fora anunciado no passado mês de dezembro de 2013.
A ocasião será assinalada com uma cerimónia pública a decorrer pelas 18 horas do dia 4 de abril (sexta-feira), na Estação Inferior do Teleférico, durante a qual será anunciado e assinado um Acordo de Parceria com a CP.
Esta intervenção foi muito profunda e complexa, realizada por uma empresa francesa especializada neste tipo de operações, com o apoio da equipa técnica da Turipenha, que envolveu uma parte significativa do equipamento, incluindo as duas estações e todas as bases dos postes, e que foi efetuada em observância com o Guia das Grandes Inspeções.
Acresce que, para evitar um novo encerramento do Teleférico em breve, a Turipenha fez coincidir com esta grande revisão a revisão quinquenal das 41 pinças e o teste à carga e inspeção ao cabo.
No total, estas operações de manutenção representaram um investimento de 340 mil euros e, pese embora terem obrigado a um encerramento de três meses, representam operações essenciais para que o Teleférico de Guimarães preserve e reforce a sua segurança, fiabilidade e conforto.