Intervenção do Município de Guimarães devolve centro da vila às pessoas. Tecnologia LED predomina na iluminação pública do espaço onde pontificam 12 oliveiras.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, inaugura este sábado, 15 de abril, às 10:30 horas, a requalificação do Centro Cívico da Vila de Ponte. A intervenção, articulada com a Junta de Freguesia, incidiu na beneficiação do Largo da Igreja com a criação de uma ampla praça pedonal, tendo por objetivo harmonizar o atual espaço físico. Ao mesmo tempo, foram garantidos trajetos inclusivos e acessíveis a todos, afirmando o edifício da Igreja como preponderante e de referência no tecido urbano existente.
As árvores foram substituídas por oliveiras e a iluminação pública foi reposicionada e alterada para tecnologia LED. Através de um novo desenho urbano, a intervenção potencia e dinamiza a área envolvente à igreja, tornando-o acessível e apetecível à vivência diária, tendo sido efetuado o rebaixamento da cota do jardim à cota dos percursos pedonais aproximando o cidadão às zonas verdes e de estar.
Na aproximação a este largo pela via automóvel, foi criada uma mudança de cota, de aproximadamente 0,1m, obrigando necessariamente à redução de velocidade dos veículos para 30 quilómetros, valorizando, enobrecendo e destacando-o como um momento distinto, dando preferência ao peão. «Hoje, temos um Centro Cívico novo, moderno, mais funcional, para ver vivido pelos nossos habitantes e por quem nos visitar», realça Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Freguesia.
Alargamento de rua até ao centro cívico
A realização desta intervenção complementa-se com o reperfilamento da rua Reitor Francisco José Ribeiro, com cerca de 650 metros de extensão, que liga o Largo da Igreja à Estrada Nacional 101. A obra, que terá o seu início no mês de maio, com um prazo de 120 dias de execução, uniformizará o perfil viário, bem como contribuirá para o alinhamento de muros existentes, o que irá permitir a execução de passeios, além de aumentar o número de lugares de estacionamento para moradores e utilizadores de serviços existentes e propostos.
Com a construção de passeios neste arruamento, fica garantido, à semelhança da área central, um corredor acessível a pessoas com mobilidade condicionada, a inclusão de órgãos de drenagem (condutas) de águas pluviais, rede de saneamento e água pública, baías de estacionamento e respetiva repavimentação, estando já assegurados, sistemas redutores de velocidade de tráfego que indicam a entrada numa zona mais nobre e central da vila de Ponte.
Notícias relacionadas
-
Domingos Bragança visitou as obras da nova centralidade da vila de Serzedelo
App[Descontinuado] Homepage Notícias | Em destaque | Destaque Principal[Descontinuado] Newsletter | DestaqueSociedadeDomingos Bragança visitou as obras da nova ...
13 Ago 2023 -
Inaugurada a Praça de S. Bento em Campelos, na Vila de Ponte
App[Descontinuado] Homepage Notícias | Em destaque | Destaque Principal[Descontinuado] Newsletter | DestaqueSociedadeInaugurada a Praça de S. Bento em Campelos, na ...
13 Nov 2022 -
De Ponte a São Torcato foram muitos os ciclistas que cumpriram mais uma tradição cultural
App[Descontinuado] Homepage Notícias | Em destaque | Destaque Secundário[Descontinuado] Newsletter | DestaqueSociedadeDe Ponte a São Torcato foram muitos os ...
15 Mai 2022 -
Plataforma Madre Teresa de Calcutá comemorou o seu 1º aniversário em Ponte
App[Descontinuado] Homepage Notícias | Em destaque | Destaque Principal[Descontinuado] Newsletter | DestaqueSociedadePlataforma Madre Teresa de Calcutá comemorou o ...
01 Dez 2019
