
A cerimónia de inauguração está marcada para as 10 horas, na ETA de Prazins Santa Eufémia. O sistema de ultrafiltração tem a capacidade de filtrar 24.000 m3, por dia.
A empresa intermunicipal Vimágua vai proceder à inauguração, este sábado, 22 de março, pelas 10 horas, do Sistema de Ultrafiltração da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Prazins Santa Eufémia.
Este novo sistema permite que a água, à saída do processo da ultrafiltração, possa ser bebida com segurança, sem microrganismos ou materiais em suspensão, possuindo uma turvação inferior a 0,2 NTU. Por dia, este sistema de ultrafiltração tem a capacidade de filtrar 24.000 m3 de água.
A nova empreitada, simbolicamente inaugurada no Dia Mundial da Água, contempla a instalação de um novo Posto de Transformação, de forma a garantir a potência disponível para o tratamento de água, assim como para a sua elevação. Ao mesmo tempo, foi construída uma sala para a monitorização online da turvação da água e dos caudais de água captada em cada poço.
A Vimágua procedeu ainda à construção de uma estação de pressurização, com o objetivo de encaminhar a água sob pressão contra as membranas de ultrafiltração, cujo diâmetro dos poros é milhares de vezes inferior a um cabelo humano (0,02 µm), formando uma barreira física para as impurezas, como por exemplo areias de pequenas dimensões, bactérias, protozoários e vírus, permitindo a passagem das moléculas de água pura.
A missão de garantir o abastecimento de água, de forma contínua, com qualidade e segurança fazem da ultrafiltração o complemento natural ao processo de tratamento de água existente na ETA.