Guimarães associa-se à campanha “Dê Troco a Quem Precisa”
O Município de Guimarães junta-se, com orgulho e espírito solidário, à 14.ª edição da campanha nacional “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude. De 15 a 26 de dezembro, todas as farmácias aderentes do país tornam-se pontos de esperança, onde cada pequeno gesto pode mudar vidas.
Inserida no Programa Abem, esta iniciativa apela à generosidade de todos: doar o troco das compras na farmácia para que famílias em situação de vulnerabilidade económica possam aceder aos medicamentos de que realmente precisam. “Algumas moedas podem transformar um momento difícil numa nova oportunidade de saúde e dignidade.”
Até hoje, o Programa Abem já amparou mais de 41 mil pessoas e garantiu o acesso a mais de três milhões de embalagens de medicamentos - números que representam histórias reais de alívio, tratamento e renovada esperança. Os beneficiários, identificados por uma rede solidária de entidades locais — autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias , são cidadãos que enfrentam diariamente a fragilidade económica e a impossibilidade de pagar o valor não comparticipado dos seus medicamentos.
Criado em 2015, o Abem- Rede Solidária do Medicamento é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude e funciona graças à força dos donativos, cujo valor é totalmente destinado aos beneficiários. Cada contribuição, por mais pequena que pareça, ajuda a devolver qualidade de vida, bem-estar e tranquilidade a quem mais precisa.
Nesta quadra natalícia, Guimarães reforça o convite:
Doe o seu troco. Doe esperança. Ajude a mudar vidas.
