
Guimarães premiada na 7ª Edição do Prémio “Viver em Igualdade” para o biénio 2024-2025
Guimarães, conhecida pelo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusão social, vê novamente reconhecidos os seus esforços na promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
O Município de Guimarães, em parceria com diversas entidades, prepara um conjunto de iniciativas para celebrar o Dia Municipal para a Igualdade, que terá início no próximo dia 21 de outubro de 2024. As comemorações arrancam com uma mesa redonda dedicada ao tema da "Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos", organizada pelo Espaço Municipal para a Igualdade (EMI), em colaboração com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). O evento terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Este debate reunirá especialistas de diversas áreas, incluindo Paula Oliveira, Vereadora e Conselheira Municipal para a Igualdade do Município de Guimarães, Manuel Albano, Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e Relator Nacional para o Tráfico de Seres Humanos, Sebastião Sousa, Inspetor Chefe da Polícia Judiciária da Diretoria do Norte. O evento é organizado pelo Espaço Municipal para a Igualdade e pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, da Câmara Municipal de Guimarães. As inscrições, limitadas, estão abertas até dia 20 de outubro, através do e-mail angela.rodrigues@cm-guimaraes.pt.
No dia 24 de outubro de 2024, data oficial do “Dia Municipal para a Igualdade”, serão promovidas mais atividades para sensibilizar a comunidade sobre a importância da igualdade, onde será estreado nos meios digitais do Município de Guimarães, dois monólogos do Projeto Tabu, juntamente com uma mensagem de Paula Oliveira, vereadora da Câmara Municipal e Conselheira Municipal para a Igualdade.
Neste mesmo dia, Guimarães será distinguido pela quarta vez com o Prémio Viver em Igualdade (Biénio 2024-2025), numa cerimónia oficial a decorrer em Vila de Rei. Este prémio reconhece o compromisso do Município na promoção de políticas públicas que favorecem a igualdade de género, a inclusão e a não discriminação, destacando Guimarães como uma referência nacional na implementação de boas práticas nesta área.
Com esta programação diversificada, Guimarães reforça o seu papel ativo na promoção da igualdade e dos direitos humanos, evidenciando mais uma vez o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.