
Guimarães Prepara Expansão do Apoio Domiciliário com Novos Lugares para População Sénior
Sessão viu também a aprovação de dois pedidos de adesão ao CLAS da Rede Social de Guimarães.
No dia 19 de setembro, o Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão acolheu uma sessão plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Guimarães, onde foram tomadas decisões cruciais para o reforço das respostas sociais no concelho. Durante a reunião, presidida pela vereadora Paula Oliveira, dois pareceres sociais foram aprovados, abrindo caminho para a criação e alargamento do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
Essas candidaturas, submetidas ao Instituto de Segurança Social no âmbito do PRR - Aviso N.º 11/C03-i01/2023, têm como objetivo aumentar a capacidade de apoio em 120 novos lugares. Estes lugares irão servir as populações das Comissões Sociais Interfreguesias de Couros e do Vale de S. Torcato, um avanço que implica um investimento público e privado de 668.875,00€. Com este reforço, espera-se que mais idosos e pessoas dependentes possam beneficiar de cuidados prestados no seu ambiente familiar, permitindo uma maior autonomia e bem-estar.
Além disso, a sessão viu também a aprovação de dois pedidos de adesão ao CLAS da Rede Social de Guimarães. As entidades Atear – Cooperativa de Solidariedade Social e Integrart – Cooperativa de Responsabilidade Social passaram a integrar a rede, ampliando o número de parceiros empenhados em fortalecer a intervenção social no território.
Este encontro representou um marco no compromisso de Guimarães em melhorar continuamente as respostas sociais disponíveis para as suas populações mais vulneráveis, dando um passo firme na direção de uma rede de cuidados mais inclusiva e abrangente.