6ª edição das Olimpíadas Castrejas começou este mês e decorre até julho de 2015
Jovens e idosos participam em atividades de âmbito desportivo e social durante oito meses. Iniciativa intergeracional envolve comunidades de oito freguesias vimaranenses.
Cerca de um milhar de crianças e de adultos começaram a participar na 6ª edição das Olimpíadas Castrejas, projeto de intervenção social e de âmbito desportivo que agrupa oito freguesias do concelho de Guimarães. A iniciativa, que tem como um dos objetivos conceder oportunidade à população de praticar atividade física, principiou neste mês de novembro, prolongando-se até julho de 2015.
O evento teve a sua abertura oficial na sede do Agrupamento de Escolas de Briteiros, sendo organizado em conjunto com a direção do Agrupamento, Associações de Pais, Cooperativa Castreja, Comissão Social Castreja, Juntas de Freguesia da comunidade educativa e Câmara Municipal de Guimarães.
As Olimpíadas Castrejas são torneios e competições desportivas que visam promover a competição sadia entre os alunos do Agrupamento de Briteiros, defendendo cada um as cores da sua freguesia, estando envolvidos cidadãos pertencentes à Comissão Social Interfreguesias Castreja: Briteiros São Salvador, Briteiros Santa Leocádia, Briteiros Santo Estêvão, Donim, Barco, Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar.
Entre novembro de 2014 e julho de 2015, decorrem atividades de dança, karaté, futebol, voleibol e atletismo, destinadas a todos os alunos do agrupamento matriculados nos jardins de infância, EB1 e EB 2,3. No dia 14 de dezembro, realiza-se a festa de Natal no Parque de Souto e, em abril, está marcada a Caminhada dos Moinhos, com partida na Escola EB 2,3. Até dezembro, decorrem ainda atividades físicas destinadas ao público sénior em cada uma das freguesias, de forma alternada, no âmbito da primeira edição do Orçamento Participativo de Guimarães.
«Estive, uma vez mais, na abertura oficial das Olimpíadas Castrejas, uma iniciativa muito bem-sucedida numa área geográfica de referência de trabalho em Comunidade, que envolve a generalidade da população das freguesias que integram a Comissão Social Castreja, em diversas atividades de índole cultural, recreativo e desportivo», considerou Domingos Bragança, Presidente do Município, durante a realização do magusto.
Em maio, a freguesia de Barco acolhe a Corrida de Carrinhos de Rolamentos; em junho, Gondomar recebe a Festa de São João e em julho é organizado um acampamento no Parque de Souto, local onde decorrerá a Gala de Encerramento das Olimpíadas Castrejas 2015 e a eucaristia que concluirá o projeto “Gerações em Movimento”.
«É fundamental promover respostas de proximidade, nos tempos escolares e extraescolares, com envolvimento parental, visando uma intervenção de âmbito social. O projeto “Gerações em Movimento” é, também, um excelente exemplo de desenvolvimento social. Esta zona geográfica do Concelho é bonita pela sua área natural, mas é também pelas pessoas que nela habitam», acrescentou o responsável pela Câmara Municipal de Guimarães.