
Agenda de eventos em Guimarães no fim de semana do 20º aniversário da APCG
Estreia de uma peça de dança, campanha de solidariedade, propostas musicais e um certame que promete produtos de qualidade a baixo custo são algumas das propostas para o fim de semana vimaranense. Que é de festa para a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães.
Enquanto não chega a noite mais longa do ano, ecoam nas ruas de Guimarães os ensaios nicolinos e ouvem-se, também, outros sons da época – como o Concerto de outono, promovido esta sexta-feira pela Orquestra Juvenil de Pevidém. No CCVF, as músicas do brasileiro Filipe Catto, com o seu ar juvenil e sedutor, cantaram o amor sem regra, seu tema de eleição, servindo-se de influências como o tango, o samba-canção e o blues. No São Mamede, a festa “Rock’n Rolla” recordou os melhores e velhos hits do rock. Até de madrugada – como o bravo som dos tambores.
“Bravo” é o que se vai ouvir na noite deste sábado no 20º aniversário da APCG – Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães. O jantar, subordinado ao tema “20 anos a semear sorrisos”, visa também recolher fundos para a instituição. Ainda no âmbito social, em diferentes superfícies comerciais vimaranenses, decorre este fim de semana uma campanha de recolha de alimentos para o Banco Social da Fraterna. No Multiusos de Guimarães, até este domingo, realiza-se mais uma edição da Feira de Stocks, aberta até às 23 horas deste sábado e, no domingo, até às 20 horas – com abertura de portas às 10:30 horas.
O penúltimo sábado de novembro fica também marcado pela estreia absoluta da peça de dança “Under”, a mais recente criação do Útero Associação Cultural. Para ver, a partir das 22 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. Após o espetáculo, “Há conversa com...” o diretor da Útero, Miguel Moreira. Mais cedo, ali bem perto, às 20 horas, no Hotel de Guimarães, tem início a 5ª Rugby Annual Union, uma iniciativa organizada pelo GRUFC, clube de rugby de Guimarães, que inclui jantar de gala e entrega de prémios.
De tarde, pelas 16 horas, no auditório da Universidade do Minho, em Azurém, o Núcleo de Guimarães da Associação Portuguesa de Reiki promove um sarau intitulado “Dar de Coração”. À mesma hora, na Rua Santa Maria, o Centro de Artes e Ofícios “Casa da Senhora Aninhas” inaugura a exposição de joalharia, pintura e desenho “Osmose Inversa”, da artista Teresa Dantas.
Na vila de Ponte, a partir das 21 horas, na EB 2,3 Arqueólogo Mário Cardoso, a Academia de Música Valentim Moreira de Sá organiza um concerto no âmbito do ciclo “Jovens Músicos de Guimarães”. Mais música para ouvir no Salão Paroquial de Sande São Clemente, também às 9 da noite, com sexteto de vozes «Effatha». No centro da cidade, a Casa Amarela, no Largo da Oliveira, recebe o concerto do grupo “Papillon”. A partir das 23 horas.
DESPORTO, MÚSICA E CINEMA
A tarde de domingo será preenchida pela realização de imensos magustos um pouco por todo o concelho e, ao final do dia, haverá “Vira Minhoto” dentro do… retângulo. O Vitória recebe o Sp. Braga (19h15) em jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, em futebol. Antes disso, o Pequeno Auditório do CCVF acolhe a primeira sessão (16h) do espetáculo de teatro e ciência “Fábulas Elementares”, direcionado para um público dos 9 aos 12 anos. A peça estará também em palco na segunda-feira (10h30 e 15h00) e na terça-feira (10h30).
O dia de eventos deste domingo começa em Airão São João (09h30), com a realização do 5º Crosse de Airão. Duas horas depois, a Fnac de Guimarães tem duas propostas diferentes. De manhã, pelas 11h30, o aniversariante CAR promove um recital de violino pelos alunos da sua escola de música. Às 17 horas, atua o grupo sueco “The Bongo Club”, com temas do álbum “Be Careful Not To Stare”, um trabalho que será lançado em janeiro de 2015. O domingo termina com as luzes apagadas. O Cineclube de Guimarães exibe o filme “Ciúme”, a partir das 21:45 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. Bom fim de semana... em Guimarães.
Endereço eletrónico para divulgação de eventos: comunicacao@cm-guimaraes.pt