
Auto da Barca do Inferno no CCVF para estudantes do 3º ciclo e secundário de Guimarães
Espetáculo destinado ao público estudantil de Guimarães terá três sessões. Inclui, também, oficina de teatro para professores.
O Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe esta quarta e quinta-feira, 25 e 26 de fevereiro, a peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, destinada aos jovens e estudantes do 3º ciclo e secundário de Guimarães, integrada na programação do Serviço Educativo do CCVF.
A peça, com produção da Propositário Azul, principia às 15 horas no dia 25 de fevereiro e estará em cena às 10h30 e às 15h00 de quinta-feira. Neste espetáculo, três atores desdobram-se para levar à cena a obra de Gil Vicente, mas a distância temporal que os separa daquelas personagens e da sua linguagem obrigam a encarar a representação como um jogo teatral.
Com esta peça, pretende-se contribuir para a compreensão dos textos de Gil Vicente, a partir de uma proposta de carácter didático que estrutura e sintetiza as principais questões e temas letivos. Ao mesmo tempo, pretende-se desenvolver a apetência dos alunos pelo teatro, não apenas enquanto expressão artística, mas instrumento potenciador de aprendizagem, reflexão e discussão, estimulando a imaginação.
A apresentação deste espetáculo inclui a realização de uma oficina de teatro para professores do 3º ciclo e secundário. Nesta oficina, os professores interessados terão um espaço privilegiado para partilhar com a equipa da Propositário Azul as indagações e soluções desenvolvidas na abordagem ao teatro vicentino.
Simultaneamente, serão exploradas diversas ferramentas que possibilitem a dramatização de cenas em espaços não convencionais, como salas de aula, através de abordagens simples e criativas, que envolvam os alunos e que dotem os professores de estratégias acessíveis mas rigorosas de desenvolvimento do jogo teatral. Esta oficina volta a realizar-se esta quinta-feira, das 18h30 às 20h30, na Sala de Ensaios do CCVF. As inscrições podem ser efetuadas através do formulário online disponível no site www.ccvf.pt.