
Câmara cria horário semanal para receber empresários com projetos inovadores
“Guimarães Finicia” destina-se a empresas que se proponham realizar pequenos projetos de investimento que contribuam para o reforço da competitividade e/ou diferenciação empresarial no concelho. Programa visa empreendedores que pretendam criar um negócio inovador em Guimarães.
O Município de Guimarães estabeleceu um dia da semana para receber empresários que manifestem intenção de esclarecer dúvidas e obter informações suplementares sobre o programa económico “Guimarães Finicia”, produto de crédito destinado ao apoio a projetos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas no concelho de Guimarães.
A nova Divisão de Desenvolvimento Económico, criada pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, irá proceder ao atendimento de instituições e de empresários em todas as terças-feiras da semana, ficando estipulado que, de manhã, não haverá necessidade de efetuar uma marcação prévia, bastando comparecer no edifício da Câmara Municipal, enquanto às terças-feiras de tarde a realização de uma reunião implicará um agendamento.
O “Guimarães Finicia” tem como objetivos robustecer o tecido empresarial do concelho, melhorar o investimento das micro e pequenas empresas e incentivar ao melhoramento dos produtos e/ou serviços prestados na modernização das instalações e equipamentos.
A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e a Inovação I.P, a Caixa Geral de Depósitos, a Norgarante e a ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional criou o Programa “Guimarães Finicia”, que oferece soluções financeiras para projetos de investimento de micro e pequenas empresas vimaranenses.
Sendo uma resposta à crise económica que se atravessa, no quadro de um conjunto de medidas de incentivo ao investimento tomadas pela Câmara Municipal, apoiando o investimento empresarial e o fomento do emprego, “o Guimarães Finicia” disponibiliza um apoio financeiro até 45 mil euros por projeto empresarial.
Podem candidatar-se ao programa “Guimarães Finicia” as micro e pequenas empresas do concelho que pretendam desenvolver projetos empresariais em todas as áreas económicas com maior relevância e que demonstrem maior impacto na economia local nas áreas da indústria, comércio, turismo, energia, construção e serviços, entre outras. Para empresas já existentes há mais de três anos, o investimento é suportado pelo programa a 100 por cento. Para as empresas que ainda não completaram três anos de existência, o fundo suporta 85 por cento do investimento.
Os projetos aprovados beneficiam de taxas de juro e "spreads" abaixo dos praticados no mercado. Além disso, os mecanismos e procedimentos de pedido de apoio são simples e desburocratizados o os processos de tomada de decisão e concretização da operação têm um prazo máximo de resposta de 20 dias úteis.
O Finicia é um programa inovador promovido pelo IAPMEI, que visa a melhoria das condições de acesso ao financiamento das empresas, materializadas através da criação de um Fundo de Sindicação de Capital de Risco (FSCR) e de um Fundo de Contra-Garantia Mútua (FCGM), possibilitando neste último caso o acesso à Garantia Mútua e ao Financiamento Bancário em condições mais favoráveis.