
Câmara de Guimarães apresenta programa educativo “Pegadas” na Festa do Ambiente
Iniciativas realizam-se esta segunda-feira de manhã no Multiusos de Guimarães. Projeto de sensibilização ambiental destina-se à comunidade educativa vimaranense.
O Município de Guimarães promove esta segunda-feira, 25 de maio, pelas 09:30 horas, na sala de conferências do Pavilhão Multiusos de Guimarães, uma apresentação pública do projeto “Pegadas”, programa de educação ambiental que tem como principal objetivo educar e sensibilizar a comunidade educativa para a defesa do ambiente e para as políticas de desenvolvimento eco-sustentável, reduzindo a pegada ecológica provocada pela emissão de carbono para a atmosfera.
O teor deste programa transversal incentiva à mudança de paradigma nos comportamentos e modo de estar da comunidade, com base em práticas comunitárias assentes em princípios ecologicamente sustentáveis, no âmbito da estratégia concelhia para o desenvolvimento e promoção de políticas amigas do ambiente, ecológicas e inclusivas. Os resíduos, a energia, a água, o ar, o ruído, a mobilidade, a floresta e a biodiversidade são alguns dos temas que serão tratados por todas as escolas de ensino público e privado do concelho.
A sessão de apresentação pública do programa “Pegadas”, que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Autarquia, faz parte do alinhamento da Festa do Ambiente, que também se realiza esta segunda-feira e que se destina a estudantes do 4º ano de todas as EB1 do concelho de Guimarães, num total de 1500 crianças. A iniciativa, abrilhantada com uma peça de teatro, inclui ainda a apresentação do espetáculo “Planeta Limpo”, da autoria do músico Filipe Pinto.
Além do concerto, o Município de Guimarães irá oferecer a todos os alunos participantes um livro pedagógico, que inclui um jogo temático. Antes disso, pelas 10:30 horas, a Festa do Ambiente será preenchida pela apresentação de três projetos de eco-escolas respeitantes ao território vimaranense.