Câmara de Guimarães aprova por unanimidade Voto de Louvor ao professor Adelino Oliveira
Docente desempenhou funções no Agrupamento de Escolas de Briteiros. Município rende «justa homenagem ao cidadão ativamente comprometido com o bem dos seus semelhantes e com o progresso da sua comunidade na procura de um concelho mais justo e solidário», refere o texto apresentado em reunião de Câmara.
O Município de Guimarães aprovou, por unanimidade, em reunião do Executivo Municipal realizada esta quinta-feira, 27 de novembro, a deliberação de um Voto de Louvor a Adelino da Conceição Gomes de Oliveira, docente do Agrupamento Horizontal de Escolas de Briteiros, que cessou funções públicas ao fim de três décadas de serviço prestado em estabelecimentos de ensino do concelho de Guimarães.
Adelino Oliveira foi professor do 1º Ciclo na freguesia de Santa Leocádia de Briteiros desde 1995. Foi fundador, Presidente do Conselho Executivo e Presidente do Conselho Pedagógico do Agrupamento Horizontal de Escolas de Briteiros – o primeiro a ser criado em Portugal – de 1999 a 2004. Ainda em Briteiros, mas já no Agrupamento Vertical, foi Presidente da Assembleia de Escola e, posteriormente, do seu Conselho Geral, de 2004 a 2009, e Subdiretor, de 2009 a 2014.
Em 2004, fundou o CISIB – Centro de Integração de Serviços para a Infância de Briteiros, uma estrutura protocolada com o Município e o Ministério da Educação que viria a coordenar até 2014, vocacionada para a prevenção e intervenção educativa com o objetivo de diagnosticar os problemas da infância, da juventude e respetivas famílias promovendo, em articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a construção de respostas adequadas no combate ao abandono escolar e à exclusão social.
Foi fundador e é, desde 2012, Presidente da Assembleia Geral da “Castreja – Cooperativa de Apoio Social e Cultural” e, desde 2002, Qualificador da Comissão Social Interfreguesias Castreja, através da qual tem mobilizado e articulado as forças vivas da região em prol do desenvolvimento económico, social e cultural daquela área do território concelhio.
«Conhecido pela forma calma e ponderada como aborda todas as matérias, pela forma como priorizou os alunos, como trabalhou em prol da comunidade, o Prof. Adelino Oliveira é um homem conciliador, de causas, acreditando que todos as crianças têm direito a uma escola de qualidade, tudo tendo feito para que tal fosse uma realidade. Pessoa íntegra e exigente, desde logo consigo mesmo, tais qualidades nunca o impediram de assumir uma atitude positiva, otimista, afável, colaborante, esperançosa e determinada na procura das melhores soluções para otimizar o desempenho da sua escola e dos seus alunos», refere o texto assinado por Domingos Bragança, Presidente do Município.
No mesmo Voto de Louvor, destaca-se a «forma denodada e comprometida como abraçou a luta contra o abandono escolar na zona de Briteiros, conseguindo resultados muito relevantes, em boa medida mercê da empatia que facilmente cria com o seu interlocutor e da convicção profunda com que defende o papel da escola enquanto motor da sociedade e principal fator de desenvolvimento humano. Cumpre igualmente destacar que todo o empenho e dedicação que sempre devotou ao seu papel de educador e gestor escolar não o impediram de assumir cargos importantes em organizações culturais associativas, através das quais fez questão de assumir uma postura de participação ativa na sua comunidade de forma como sempre empenhada, conquanto pessoalmente desinteressada».