
Câmara de Guimarães concede apoios ao desporto no valor de um milhão de euros
Cerimónia de oficialização dos Contratos-Programa de apoio financeiro municipal decorreu no Multiusos de Guimarães, depois de terem sido aprovados em reunião de Câmara realizada a 08 de janeiro último. Aposta na formação de jovens talentos é uma das prioridades.
Um total de 995 mil euros é o somatório dos valores dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo que a Câmara Municipal de Guimarães assinou este sábado, 17 de janeiro, com 44 clubes e associações devidamente habilitadas a receberem comparticipações financeiras do Município, por estarem inscritos no Regulamento de Atribuição de Apoios às Associações Desportivas de Guimarães.
Em relação aos últimos dois anos, o número de instituições desportivas apoiadas pela Autarquia aumentou em 2015, verificando-se igualmente um aumento de 20% em projetos destinados à formação de jovens atletas. Do valor total de 995 mil euros de incentivos municipais atribuídos para a época 2014/2015, 350 mil euros destinam-se a apoiar a construção e requalificação de instalações desportivas, enquanto a maior parte da verba contratualizada tem como objetivo a formação desportiva (645 mil euros).
«É fundamental existir um trabalho de proximidade entre a Câmara Municipal e os clubes, porque os nossos jovens querem praticar desporto nas vossas instalações e é aí que os pais e os avós podem acompanhá-los, devido exatamente à vossa proximidade. Guimarães precisa de marcas distintivas e de referenciação, que são vocês. A motivação faz os grandes profissionais e a motivação resulta da marca distintiva dos clubes», considerou Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, durante a cerimónia de assinatura dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo, realizada no Multiusos de Guimarães.
«Com a assinatura de meia centena de contratos, a Câmara Municipal atribui cerca de um milhão de euros aos clubes de Guimarães, porque eles merecem e porque acreditamos que este investimento será replicado no futuro com mais jovens a praticar desporto, melhores condições, o que permitirá um maior desenvolvimento do desporto no concelho», disse Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município com competências delegadas na área do Desporto.
INCENTIVOS À PRÁTICA DESPORTIVA NO CONCELHO
Fomentando políticas desportivas de proximidade, a Edilidade vai apoiar, financeiramente, a construção de mais quatro relvados sintéticos, dotando todas os clubes das vilas do concelho com esta valência. Não existindo nenhum clube de futebol em Lordelo, o Município de Guimarães apoiará a construção de pisos sintéticos nas vilas de Ponte e de Serzedelo e no GD Águias Negras de Tabuadelo e no Grupo Desportivo de Aldão, pelo que foi atribuído um subsídio de 200 mil euros a cada um destes quatro clubes, através de um Contrato-Programa, que implicará a disponibilização de uma verba anual de 50 mil euros a ser distribuída em quatro anos.
A escolha geográfica foi sustentada na realização de um estudo dos Serviços de Desporto do Município, que teve por base critérios objetivos como a área útil desportiva atualmente existente em cada clube, o número de campos de futebol e de atletas e a percentagem de área desportiva por atleta. Brito SC, GD União Torcatense, GD Amigos de Urgezes, CC Taipas e Pevidém SC tinham já sido contemplados com relvados sintéticos, depois de a Autarquia ter dado o seu apoio à colocação de relvados sintéticos no Vitória SC, Moreirense FC e Desportivo de Ronfe.
No âmbito da construção e requalificação de instalações desportivas, os restantes subsídios atribuídos, tendo em conta a verba orçamentada, destinam-se à requalificação de instalações desportivas do Vitória SC (criação de uma Academia/Centro de Estágio), Casa do Povo de Fermentões (requalificação do pavilhão), CART (substituição do piso desportivo), Moreirense FC (requalificação dos vestiários) e AJKP (aquisição de um tatami) – emblemas desportivos com uma forte dinâmica formativa e um número muito expressivo de atletas em competição atualmente.