
Câmara de Guimarães dedicou dia à Vila das Taipas
No cumprimento do programa eleitoral apresentado por Domingos Bragança, realizou-se, nas Taipas, a segunda reunião de Câmara descentralizada. A próxima “Câmara Aberta” será em Pevidém.
O Executivo Municipal da Câmara de Guimarães reuniu na Escola Secundária das Taipas, esta quarta-feira, 30 de abril, no âmbito da proposta apresentada aos vimaranenses por Domingos Bragança por ocasião do último ato eleitoral, realizado em setembro passado.
De manhã, decorreu a reunião camarária no Pavilhão Multiusos da Escola Secundária, enquanto à tarde Domingos Bragança visitou instituições e associações da freguesia de Caldelas. “Procuro que estas reuniões tenham uma componente pedagógica e, no caso da sessão nas Taipas, uma vez que se realizava num meio escolar, foi extremamente importante a presença dos alunos, de início ao fim da reunião, pois perceberam, com maior proximidade, como decorre uma sessão do Executivo camarário”, considerou Domingos Bragança.
O Presidente do Município de Guimarães realizou, posteriormente, um conjunto de visitas, tendo começado por uma deslocação ao Centro Escolar do Pinheiral (Agrupamento de Escolas das Taipas), recentemente reabilitado e ampliado, estando dotado com 12 salas de aula, um ginásio, biblioteca, refeitório, além de todas as suas funções complementares.
Seguiu-se uma visita à empresa Cutipol – Cutelarias Portuguesas Lda, justamente no ano em que esta unidade empresarial de referência comemora o seu 50º aniversário. Fundada em 1964, a Cutipol, atualmente com 83 funcionários e colaboradores, fabrica talheres em prata e cromo-níquel 18/10, alpaca prateada ou dourados, vendidos para os mercados mais exigentes de todo o Mundo, na base da funcionalidade, inovação e design.
Na Escola do Assento, Domingos Bragança visitou a Academia de Música Fernando Matos, um projeto didático fundado em outubro de 2013 pela Banda Musical de Caldas das Taipas. Com cerca de 100 alunos, são lecionados dois tipos de cursos na Academia: o curso básico, o mais completo, na medida em que fornece aos alunos uma formação abrangente e especializada em vários domínios, no âmbito musical; e o curso livre, dirigido aos alunos que pretendem apenas desenvolver a prática instrumental ou coral.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães deslocou-se ainda às futuras instalações do lar do Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, que terá uma capacidade para 63 pessoas, e cuja instituição presta serviços no âmbito da Creche, Pré-Escolar, A.T.L, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, entre outros.
No final de um dia integralmente dedicado à vila das Caldas das Taipas, Domingos Bragança visitou duas coletividades na área do desporto: o Centro de Atividades Recreativas Taipenses (CART), que no dia 22 de dezembro deste ano comemora o seu 40º aniversário, e o Clube Caçadores das Taipas, clube que em 2003 completou o seu 90º aniversário e que, a exemplo do CART, tem uma componente desportiva muito formativa.