
Câmara de Guimarães iniciou obra que vai reabilitar entrada nascente da cidade
Reordenamento urbano irá valorizar todo o espaço público, com a requalificação de percursos pedestres e a criação de novas baías de estacionamento e zonas de lazer. Prazo para conclusão da obra termina no final do ano.
O Município de Guimarães deu início esta segunda-feira, 01 de junho, à obra de reperfilamento, beneficiação e alteração viária que será desenvolvida, nos próximos cinco meses, na Zona Nascente do Campus de Azurém da Universidade do Minho, perto das residências universitárias, também de acesso ao Campo de São Mamede e Castelo de Guimarães. A empreitada surge da necessidade de resolução de um importante acesso à cidade, mais concretamente na Rua São Torcato e Rua Nossa Senhora Madre Deus, na freguesia de Azurém.
A Câmara Municipal irá proceder a uma profunda intervenção, que inclui uma alteração da rede viária, através do reperfilamento da Rua São Torcato, entre o Campo São Mamede e a Circular Urbana, a travessa da Rua S. Torcato e a ligação viária existente entre elas, na continuação da Rua de Francos, perto da antiga Escola Secundária da Veiga, terminando com a construção de uma rotunda na popularmente denominada “Volta do Pedroso”.
Com um prazo de execução de 150 dias, a obra, que deverá estar concluída em novembro deste ano, contempla uma intervenção num troço viário existente na continuação da EN 207-4, estrangulado por construções antigas implantadas à face da Rua São Torcato. Atualmente, a via apresenta um intenso fluxo de trânsito nos dois sentidos, com visibilidade reduzida, num perfil que não permite circulação pedonal e que dificulta o cruzamento de dois veículos.
A intervenção tem por objetivo eliminar o problema viário existente, dotando a Rua São Torcato com apenas um sentido de trânsito, encontrando um percurso alternativo para o sentido oposto. O reordenamento urbano, proposto através da rentabilização e beneficiação de acessos já existentes, pretende valorizar todo o espaço público, requalificando-se percursos pedestres, além de serem criadas novas baías de estacionamento, bem como zonas de lazer que lhes estão associadas.
Mais segurança e novas áreas verdes
Com a redução da largura da faixa de rodagem para 4 metros na Rua São Torcato, em Azurém, a Câmara de Guimarães vai dotar os percursos pedonais, propostos dos dois lados da via, de maior qualidade e segurança. Ao mesmo tempo, será reduzida uma faixa de rodagem na Travessa da Rua São Torcato, criando-se uma bolsa de estacionamento automóvel paralelo à via, sendo redefinidos os passeios existentes a norte.
Para o correto desenvolvimento do entroncamento com a Rua São Torcato, serão necessárias diversas ações que passam pela hierarquização das vias confluentes e pela ampliação do raio de curvatura proposto, bem como a consequente demolição de uma fachada em ruína. A intervenção propõe estabelecer a continuação do passeio com o existente na Rua D. Teresa, criando uma pequena “praceta” que condiciona, através da continuação do pavimento rebaixado, o atravessamento para a Viela do Ribeirinho.
O projeto de arquitetura inclui ainda o reordenamento de um espaço de estacionamento e a alteração da configuração do espaço verde de lazer existente, propondo-se estabelecer um atravessamento no alinhamento do percurso lateral à Igreja de São Dâmaso, criando-se zonas verdes de lazer complementadas com mobiliário urbano, como mesas e cadeiras, em substituição das existentes.