
“Caminhada Inclusiva” em Guimarães lembra direitos das pessoas com deficiência
Evento realiza-se pelo segundo ano consecutivo na sequência do êxito alcançado na primeira edição. Espetáculo com instituições do concelho no dia 10 de dezembro e entrada num recinto desportivo de jovens portadores de deficiência com jogadores de futebol, no dia 14, também fazem parte das comemorações.
O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, órgão informal de debate, consulta e informação que funciona com o apoio do Município de Guimarães e cujos membros integram instituições e agrupamentos de escolas que no concelho desenvolvem atividade da área da deficiência, promove a realização de uma “Caminhada Inclusiva”, esta sexta-feira, 05 de dezembro, pelas 10:30 horas, com início no Paço dos Duques de Bragança.
A iniciativa, que terá uma ampla participação de pessoas integradas nas respostas sociais e nas escolas de Guimarães, tem como objetivo apelar para a necessidade de se observarem os direitos de cidadãos portadores de deficiência. A marcha atravessará algumas das principais artérias da cidade, com a concentração marcada para a Colina Sagrada, seguindo posteriormente pelo Largo Martins Sarmento, Rua Serpa Pinto, Av. Alberto Sampaio (Muralha), Alameda de São Dâmaso, Largo do Toural, Rua da Rainha D. Maria II e Largo Cónego José Maria Gomes.
No final do percurso da Caminhada Inclusiva, decorrerá uma largada de pombos em frente ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado esta quarta-feira, 03 de dezembro. Sob o lema “Pela Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência” o programa inclui, também, atividades e debates nos agrupamentos de escolas Santos Simões, Fernando Távora e Gil Vicente, com a finalidade de alertar os cidadãos para os direitos das pessoas com deficiência, campanha que decorre igualmente, através de spots radiofónicos, até ao dia 10 de dezembro.
Nesta data, pelas 10 horas, realiza-se no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor o espetáculo “Diferentes Vozes pela Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência”. O evento terá o contributo de várias instituições e escolas do concelho, designadamente, Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães; Associação Portuguesa de Deficientes; CERCIGUI; Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, C.I.P.R.L; Santa Casa da Misericórdia de Guimarães - Lar Residencial Alecrim/CAO; Agrupamento de Escolas de Abação; Agrupamento de Escolas Fernando Távora e Agrupamento de Escolas João de Meira. A entrada é livre.
Também o Vitória Sport Clube irá associar-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com a entrada no relvado de jovens de instituições e de agrupamentos de escolas com os jogadores de futebol no encontro da 13ª jornada da 1ª Liga, entre o Vitória e o Rio Ave, agendado para o próximo dia 14 de dezembro.