
Cantina do CCD da Câmara reabre esta quarta-feira
O remodelado espaço tem agora uma capacidade para 82 lugares sentados, distribuídos por quatro salas de refeição. Os serviços administrativos mudam-se também para o edifício recuperado.
O espaço de restauração do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Guimarães (CCD) reabre ao público esta quarta-feira, 26 de março, depois de ter sido sujeito a profundas obras de beneficiação orçadas em 191.213,65 euros, montante ao qual se acrescentou a taxa de IVA em vigor.
Com um edifício constituído por três pisos, situado na Rua Dr. Roberto Carvalho, perto do Largo da Mumadona, o renovado espaço dispõe de quatro salas de refeição, uma sala de bar, uma área técnica e salas administrativas, que albergarão os serviços de secretaria do CCD, transferindo-se igualmente para ali a sua sede social.
Com capacidade para 82 lugares sentados, 12 no Piso 1 e 70 no Piso 2, a nova cantina foi remodelada com o objetivo de requalificar as suas funções e garantir o cumprimento da legislação em vigor no que respeita às suas instalações sanitárias, cozinhas, acessibilidades, além da implementação de um sistema de segurança contra incêndios.
No primeiro piso, a cozinha e a copa sofreram uma profunda intervenção, com a alteração dos revestimentos existentes e a disposição física dos próprios equipamentos. Ainda no primeiro piso, funcionará a secretaria do CCD e o serviço de bar, além de ter sido construída uma casa de banho para pessoas com mobilidade condicionada. O acesso ao primeiro piso é feito por intermédio de escadas, no entanto, foi criada uma plataforma elevatória de modo a garantir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
No segundo piso, duas das anteriores salas de refeições foram transformadas numa só, através da demolição da parede existente, aumentando o número de lugares com a reorganização do espaço físico. Da antiga casa de banho, foram criadas duas áreas sanitárias, adaptando uma instalação para cada sexo.
No piso da cave, foram construídos os balneários e os vestiários para os funcionários, mantendo-se a área de arrumos e as despensas. Todos os espaços estão dotados de meios de climatização e ventilação mecânica, com especial atenção para as áreas sanitárias, balneários e locais de produção de vapores, como a cozinha e a copa.
As obras da nova cantina decorreram entre final de setembro e o mês de março. O remodelado espaço, que servirá diariamente uma média de 150 refeições, irá funcionar das 12 às 14 horas, enquanto o bar estará aberto das 08:15 às 14 horas.
O Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Guimarães presta uma vasta gama de serviços sociais, desportivos e culturais a cerca de 800 associados, promovendo igualmente atividades de convívio aos respetivos agregados familiares.