
Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e Xenofobia assinalado em Guimarães esta 3ª feira
Data evocada com projeção de premiado documentário no Centro Cultural Vila Flor. No final, decorrerá um debate. Aberto e sem preconceitos.
A Câmara Municipal de Guimarães, através do CLAII - Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, situado nas instalações do CyberCentro, associa-se esta terça-feira, 24 de março, às comemorações do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e Xenofobia, com a projeção de um documentário, pelas 21:45 horas, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, seguindo-se um debate moderado por Maria José Casa-Nova, professora da Universidade do Minho.
Numa parceria que envolve também o Cineclube de Guimarães, a película “Lisboetas”, de Sérgio Tréfaut, que recebeu o prémio de melhor filme português no “IndieLisboa 2004”, aborda como assunto principal a vaga de imigração que, nas décadas mais recentes, mudou Portugal mostrando um momento único em que o país e a cidade entraram num processo de transformação irreversível, abrindo janelas a novas realidades, modos de vida, mercado de trabalho, direitos, cultos religiosos e identidades.
A iniciativa promovida pelo CLAII - Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, que tem por objetivo despertar consciências, irá tratar o tema dos fluxos migratórios e as questões da integração das minorias na sociedade, que colocam novos desafios e exigem respostas sociais e políticas ao serviço da segurança, mas também ao serviço da justiça, dos direitos humanos e da coesão social.