
Doçaria no Convento e Exposição de Camélias este fim de semana na Câmara de Guimarães
Eventos abrem portas ao público esta sexta-feira à noite, a partir das 21 horas, nos Claustros da Câmara. No sábado, podem ser visitados entre as 10h30 e as 23h30, enquanto no domingo de manhã abrem no mesmo horário e encerram às 19 horas. Entrada livre.
O Município de Guimarães promove nos Claustros da Câmara Municipal, entre esta sexta-feira e domingo, de 27 a 29 de março, as iniciativas “Doçaria no Convento” e a sexta edição da Exposição de Camélias, no âmbito da programação de “Sons e Sabores”, pensada especificamente para as festividades da época pascal e que inclui também eventos como o Ciclo de Concertos de Páscoa e os Fins de Semana Gastronómicos, enquadrando-os com a época pascal.
Vinte expositores, sete vimaranenses e treze provenientes de destinos nacionais com tradição em doces de origem conventual, como Aveiro, Ovar, Tentúgal, Alcobaça, Santo Tirso, Felgueiras, Vizela, Cabeceiras de Basto, Amarante, Lamego, Leiria, Santa Maria da Feira e Montemor-o-Velho, participam numa mostra que pretende reavivar a memória de outros tempos, procurando contribuir para manter viva a tradição da doçaria conventual em território vimaranense.
Além dos doces e licores, a edição deste ano da “Doçaria no Convento” tem um programa de animação nos três dias em que se realiza. Esta sexta-feira, pelas 21:30 horas, atua o Coro Vilancico, enquanto no sábado à tarde, pelas 17 horas, os claustros da Câmara de Guimarães recebem uma atuação do grupo “Outra Voz – Associação Cultural”. No domingo, dia 29, a feira de doces conventuais é animada pelo “Fórum Ambiente e Cidadania Mosteirô”, com atuações às 11h00, 12h00, 15h00 e 17h00.
Atual sede dos Paços do Concelho, o antigo Convento de Santa Clara, onde as freiras, além dos seus afazeres religiosos, se dedicavam outrora à confeção de doces, acolhe a realização de uma iniciativa durante o período da Páscoa, com entrada gratuita, destinada a diferentes entidades que promovam a venda e/ou demonstração de doces ou licores de origem conventual característicos da região que representam.
CAMÉLIAS NA CÂMARA ENTRE SEXTA E DOMINGO
Em paralelo, o Município de Guimarães, em parceria com a Associação Portuguesa das Camélias /ICS, organiza este fim de semana a sexta edição da Exposição de Camélias de Guimarães. A mostra pretende divulgar esta espécie de plantas, mas também promover a valorização do património natural das camélias, constituindo uma oportunidade para se ficar a conhecer um pouco mais sobre esta espécie, também conhecida por “rosa japónica” ou “japoneira”, considerada por muitos como a flor mais admirável dos nossos jardins.
Durante a exposição, que estará patente nos Claustros da Câmara Municipal, também com entrada livre, decorrerá a venda de exemplares de cameleiras e de produtos confecionados com camélias. Além da mostra botânica, irá realizar-se também um concurso onde serão atribuídos os quatro prémios aos melhores exemplares, cuja cerimónia de entrega aos concorrentes está marcada para a tarde de sábado, pelas 15 horas.
No âmbito da programação “Sons e Sabores”, o Grupo Coral de Azurém e a Orquestra Clássica da Academia de Música Valentim Moreira de Sá atuam este sábado, 28 de março, pelas 21:30 horas, Igreja de S. Francisco. No fim de semana seguinte, o primeiro do mês de abril, o CCVF recebe um concerto da Orquestra de Guimarães, decorre a iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos” e haverá visita-guiadas ao Centro Histórico, Património Mundial.
Notícias relacionadas
-
XI Exposição de Camélias de Guimarães
XI Exposição de Camélias de Guimarães
19 Fev 2024 -
Colocação de EcoPontas, PapaChicletes e WCão em vários locais do concelho de Guimarães
Colocação de EcoPontas, PapaChicletes e WCão ...
25 Set 2020 -
Jardins de Camélias em Guimarães
Jardins de Camélias em Guimarães
15 Ago 2020 -
Exposição de Camélias nos Claustros da Câmara Municipal de Guimarães
Exposição de Camélias nos Claustros da Câmara ...
04 Mar 2019