
Embaixador da China e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros em Guimarães
Receção oficial marcada para as 12:30 horas desta sexta-feira, no edifício da Câmara de Guimarães. Depois do almoço, realiza-se uma visita à empresa Cutipol, cerca das 15 horas.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, recebe oficialmente esta sexta-feira, 24 de outubro, o Embaixador da República Popular da China, Huang Songfu, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira.
A receção decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa sessão agendada para as 12:30 horas. A cerimónia insere-se no âmbito de uma visita oficial que será efetuada a Guimarães durante a tarde desta sexta-feira e cujo programa inclui uma deslocação à empresa de cutelarias “Cutipol”, situada na vila das Caldas das Taipas.
Antes da visita, o Embaixador da República Popular da China e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação vão almoçar com o Presidente do Município de Guimarães e com empresários vimaranenses, com o objetivo de serem reforçados laços institucionais entre representantes do tecido empresarial e responsáveis diplomáticos.
A deslocação ao concelho de Guimarães faz parte de um conjunto de visitas que assinalam a semana de estreia do programa “Embaixadorias”, centrado na diplomacia económica. Este novo programa contempla a formulação de convites a Embaixadores acreditados em Lisboa, que são acompanhados pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação em visitas a empresas de diversas regiões.
A medida pretende dar a conhecer as potencialidades do tecido empresarial e a diversidade cultural do país, conferindo visibilidade e facilitando o acesso a novas redes de contacto junto dos mercados que os diplomatas representam, com vista a promover as exportações e a internacionalização das empresas portuguesas. O objetivo é organizar todos os meses um programa com um embaixador diferente, sendo que as empresas serão selecionadas de acordo com o responsável diplomático.