
Escola Martins Sarmento representa Guimarães no Parlamento Jovem Europeu 2014
Fase final decorrerá em França (Tourcoing) no mês de maio
A Escola Secundária Martins Sarmento vai representar o concelho de Guimarães na Fase Final da 6ª edição do Parlamento Jovem Europeu, que se realizará durante o próximo mês de maio na cidade francesa de Tourcoing.
Fase final decorrerá em França (Tourcoing) no mês de maio
A Escola Secundária Martins Sarmento vai representar o concelho de Guimarães na Fase Final da 6ª edição do Parlamento Jovem Europeu, que se realizará durante o próximo mês de maio na cidade francesa de Tourcoing.
O apuramento decorreu esta sexta-feira à tarde, no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, durante a realização da 1ª Fase da 6ª edição de uma iniciativa subordinada ao tema “Mobilidade nos Espaços Públicos”, em que participaram igualmente as Escolas Secundárias das Taipas e Santos Simões e as Escolas Profitecla e Cisave, que representaram o ensino profissional.
Com o objetivo de replicar o processo democrático europeu, o Parlamento Jovem Europeu consiste no apelo ao sentimento de cidadania europeia dos jovens, de forma a instigar o debate sobre as principais questões da atualidade e a apresentação de medidas (práticas e exequíveis) para a resolução dos temas abordados.
“Este fórum permite aos jovens prepararem o futuro de Guimarães, apresentando ideias inovadoras num contexto de partilha de experiências que reforça a nossa Democracia”, referiu Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, destacando a “participação, o envolvimento e os contributos da juventude no desenvolvimento de Guimarães num contexto de construção da cidadania europeia. É necessária maior envolvência da comunidade escolar nestas jornadas do Parlamento Jovem Europeu”.
Com o idioma da sessão a decorrer integralmente na língua inglesa, as equipas participantes, num primeiro momento, apresentaram os seus projetos e medidas, durante aproximadamente 15 minutos. Terminada esta etapa, iniciou-se o período de debate, onde as equipas, ao longo de 30 minutos, interpelaram ordenadamente as demais apresentações e ideias, evidenciando as debilidades e as virtudes dos respetivos projetos.
Após o debate, as equipas tiveram a possibilidade de realizar uma ronda para reforçar as suas alegações finais. No final, iniciou-se o processo de votação, onde se procedeu à votação nas melhores apresentações/ideias/medidas.
No âmbito da estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, foi assinado em Guimarães, no dia 23 de junho 2008, um Protocolo Multilateral de Adesão, que criou formalmente a Associação Intermunicipal de natureza europeia, sem fins lucrativos, denominada de “Parlamento Jovem Europeu", da qual são membros as cidades geminadas de Igualada (Espanha), Tacoronte (Espanha), Kaiserslautern (Alemanha) e Compiègne (França).
O Parlamento Jovem Europeu assume como objetivos prioritários a promoção dos laços de amizade e confraternização, o entendimento e cooperação entre os seus municípios membros e o debate de questões diferenciadas, relacionadas com a atualidade da União Europeia.