Espetáculo para a primeira infância estreia em Guimarães na Plataforma das Artes
“O que é uma coisa é?”, de Inês de Carvalho, é um espetáculo para a primeira infância criado a convite do Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor. Cenografia e o som são a engrenagem de um percurso teatral sensorial.
A Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, vai receber a estreia da peça infantil “O que é uma coisa é?”, esta sexta-feira, 24 de outubro, às 10 horas, espetáculo que será apresentado no mesmo dia, às 15 horas, e no sábado, 25 de outubro, às 11 e às 16 horas.
Destinado a crianças entre os 2 e os 4 anos, “O que é uma coisa é?” propõe um itinerário feito de fora para dentro e a partir das escolhas e sensibilidades de cada pequeno espetador, seguindo um percurso cenográfico que evolui através de materiais e lugares concretos, desde a chegada ao teatro até ao lugar da cena.
Numa paisagem sonora gerada por um contrabaixo e pelo misterioso som das coisas, uma atriz e um músico acendem desejos e desenham ritmos, através dos seus corpos e vozes. A peça reflete sobre a magia da curiosidade, intrínseca aos mais novos que descobrem tudo pela primeira vez, numa reflexão de quem questiona o mundo e em que uma resposta dá sempre lugar a uma nova pergunta.
Neste mundo de “coisas”, o papel é a matéria mágica por excelência: pela sua simplicidade e inesgotável capacidade transformadora, vai abrindo lugares imaginários, feitos à medida de cada olhar, numa surpreendente viagem à volta das “coisas” e por entre os imensos espaços das suas luzes e das suas sombras.
Conhecer as coisas antes mesmo de lhe saber o nome é o desafio do projeto de Inês de Carvalho que aqui conduz os mais novos na descoberta do mundo que se lhes esbarra constantemente, como uma novidade a ser desvendada. É como quem ensina um explorador a explorar.
Uma viagem exploratória para ativar os sentidos, na qual são usados acessórios para aumentar a realidade, como que uma clareira para a contemplação ativa das coisas, coisificadas, em movimento. “O que é uma coisa é?” é coproduzido pelo Centro Cultural Vila Flor, Teatro Nacional São João e pela Associação Sonoscopia.
Os bilhetes para o espetáculo, com uma duração estimada de 45 minutos, têm um preço de 2 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade.