Estrada Nacional 101 já foi reaberta ao trânsito em Fermentões
Via reabriu esta quarta-feira à tarde, depois de recolhido o ácido sulfúrico derramado por um camião junto à zona de Caneiros. Condições de segurança salvaguardadas.
A Estrada Nacional 101, em Fermentões, reabriu ao trânsito às 17:50 horas desta quarta-feira, depois de uma empresa especializada na remoção de resíduos de produtos perigosos, em colaboração com a Proteção Civil de Guimarães, ter recolhido cerca de 700 litros de ácido sulfúrico derramado no piso por um veículo pesado, ao final da tarde desta segunda-feira, junto à zona de Caneiros.
A via foi reaberta ao trânsito sem qualquer limitação rodoviária, num processo de reabertura gradual que principiou ao início da tarde com a disponibilização do acesso condicionado nos dois sentidos, de forma a minimizar os constrangimentos aos automobilistas que utilizam regularmente esta movimentada estrada nacional. As operações de limpeza, que ficaram concluídas ao final da tarde, permitiram retomar a circulação do tráfego rodoviário sem qualquer restrição.
Recorde-se que, ao final da tarde de segunda-feira, um veículo pesado, que seguia no sentido Fermentões-Guimarães, derramou o químico perto do acesso de entrada para a Circular Urbana, tornando o troço de estrada intransitável numa extensão entre 300 a 400 metros em toda a sua largura, o que obrigou à interrupção do trânsito nos dois sentidos nestas últimas 48 horas.
Concluído o processo de limpeza da via, que passou também pela descontaminação do solo, a empresa pública Estradas de Portugal, entidade responsável pela conservação e manutenção da Estrada Nacional 101, avaliou o estado do piso e, garantidas as condições de segurança, foi decidida a reabertura ao trânsito.
A Câmara Municipal de Guimarães agradece a compreensão dos automobilistas que, nas últimas horas, estiveram privados de utilizar esta via e que, por isso, tiveram que realizar percursos alternativos.