
Exposição da Ciência Viva com 10 mil visitantes prolongada até ao dia 11 de maio em Guimarães
Mostra interativa de ciência e tecnologia parte do imaginário de dez fábulas tradicionais para explorar fenómenos e conceitos das ciências naturais. Continuará aberta ao público em Guimarães durante mais um mês.
A exposição interativa da Ciência Viva “Era Uma Vez…Ciência para quem gosta de histórias”, produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, situada no Instituto de Design de Guimarães, vai permanecer mais um mês em Guimarães, em relação ao período que estava inicialmente previsto, depois de ter ultrapassado esta semana a fasquia dos dez mil visitantes num espaço de dois meses.
A elevada afluência de público e o número de pedidos de agendamento de visitas de grupos levou as entidades responsáveis, Município de Guimarães, Universidade do Minho, Instituto de Design e Pavilhão do Conhecimento, a articular uma extensão do prazo até ao dia 11 de maio, uma vez que a exposição interativa de ciência terminava no dia 11 de abril.
«A ciência veio para ficar! E é claramente uma aposta ganha por parte de todas as entidades envolvidas. Conseguimos mobilizar as escolas, verificamos que os alunos regressam com as suas famílias e registamos também visitas de grupos de diversas partes do país e até turistas provenientes do estrangeiro, pois a exposição está suportada em 3 diferentes línguas», afirmou Ricardo Costa, vogal do Conselho Geral do Instituto de Design de Guimarães e Vereador do Município vimaranense.
Uma parceria formalizada recentemente com a CP - Comboios de Portugal permitiu criar um bilhete económico para os visitantes da exposição, com viagens de ida e volta para grupos, ao preço de dois euros por pessoa, nas linhas dos comboios urbanos do Porto, desde Aveiro, Braga ou Marco de Canaveses até à estação de Guimarães, localizada perto do local da exposição.
As famílias beneficiam, também, de um valor reduzido nestas linhas durante os fins de semana, período em que a mostra está igualmente aberta ao público, das 10 às 18 horas. O Instituto de Design, inserido no Campus de Couros da Universidade do Minho, localiza-se no centro da cidade de Guimarães. O valor de entrada na exposição é de um euro, por visitante.