
Festival de Fado esta sexta-feira e sábado em Guimarães
Montagem de uma tenda no exterior da Plataforma das Artes, devido à previsão de chuva, garantirá comodidade nos espetáculos de Gisela João e Carlos do Carmo. Fadistas das casas típicas de Lisboa vão atuar antes e depois dos concertos principais. Tasquinhas prometem fazer as delícias gastronómicas.
A praça da Plataforma das Artes e da Criatividade acolhe esta sexta-feira e sábado, 18 e 19 de julho, a 2ª edição do Festival de Fado, evento que reunirá em Guimarães dois grandes intérpretes: Gisela João e Carlos do Carmo. Esta constitui uma oportunidade imperdível de ver, ao vivo, duas gerações que representam e cantam o espírito lusitano, numa altura em que Carlos do Carmo acaba de ser agraciado com um Grammy.
Na sexta-feira, 18 de julho, pelas 22 horas, Gisela João demonstrará os atributos que a consagram como a grande aposta da nova geração do fado. 2013 foi um ano de excelência para a fadista que, depois de ter obtido as melhores críticas com o seu disco de estreia, lançado em julho do ano passado, vê consagrado o seu talento ao conquistar o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Individual.
Francisco Vasconcelos, presidente da Valentim de Carvalho, arrisca mesmo a dizer que «há um fado antes da Gisela João e há um fado depois da Gisela João». Também Camané, que vê na jovem artista «tudo o que o Fado deve ser», acredita que o primeiro disco de Gisela foi «tratado com o respeito que o seu talento merece», prevendo o início de uma bela e longa carreira de uma intérprete que usa a simplicidade e meninice numa voz e alma de mulher fadista.
No sábado, 19 de julho, também às 22 horas, o Festival de Fado tem como protagonista Carlos do Carmo, recentemente galardoado com um Grammy, uma distinção única nunca conseguida por um músico português. Com mais de 50 anos de carreira, figura maior do panorama fadista, Carlos do Carmo é um dos mais genuínos e populares fadistas da sua geração, continuando a maravilhar o público depois de tantos anos de palco.
Na sua voz, andam de mãos dadas a saudade, os amores não correspondidos, a solidão, a primavera com as andorinhas e os “putos” de Portugal com a esperança e o futuro. Em Guimarães, Carlos do Carmo promete um concerto que irá comover o público com a profundidade da sua voz que verte a essência lusitana.
À semelhança da 1ª edição deste Festival, não faltará também o Fado Vadio no palco secundário, onde atuarão alguns fadistas das casas típicas de Lisboa, antes e depois dos espetáculos principais. O público poderá participar nesta mostra de Fado Vadio, partilhando as suas músicas com todos os presentes. As Tasquinhas montadas na praça da Plataforma das Artes farão as delícias do público, com bons petiscos tradicionais.
Devido às previsões meteorológicas de possível ocorrência de chuviscos, será colocada uma tenda na praça da Plataforma das Artes para garantir a qualidade e comodidade dos espetadores nos dois concertos do Festival do Fado. Desta forma, todos os lugares são sentados e estão protegidos das eventuais condições atmosféricas menos favoráveis.