
Gala do Desporto de Guimarães homenageia Carlos Fontes (Judo) e Álvaro Martins (Andebol)
Evento distinguiu jovens promessas e consagrou campeões nesta última época desportiva. Elisabete Maria Costa (Clube Desportivo Cercigui) conquistou o Prémio Desporto Adaptado.
O Mestre de Judo, Carlos Fontes, propulsor da modalidade em Guimarães, e o ex-jogador internacional de Andebol, Álvaro Martins, foram distinguidos pela Câmara Municipal de Guimarães, este domingo, 06 de julho, no decurso da quinta edição da Gala do Desporto, realizada no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, cuja capacidade esgotou para assistir à consagração dos atletas do ano.
«Não contava nada com este prémio!», começou por referir Carlos Fontes, depois de ter recebido o troféu das mãos do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança. «Queria dedicá-lo à minha querida mulher, que sempre me apoiou ao longo dos 46 anos de judo em Guimarães», realçou, num agradecimento extensivo a Mário Emídio.
No seu discurso, Álvaro Martins, condecorado com o Prémio Carreira, invocou o nome de duas pessoas ligadas ao andebol, entretanto falecidas, Almor Vaz e Aleksander Donner, «determinantes no sucesso» da sua carreira. «É um orgulho receber o reconhecimento da minha cidade. Espero que este prémio sirva de estímulo para os mais jovens para que todos possamos continuar a investir no desporto », acrescentou o ex-atleta, atualmente a residir nos Açores.
Organizada pela Câmara Municipal de Guimarães e pela cooperativa Tempo Livre, a Gala do Desporto pretende reconhecer e valorizar os jovens talentos desportivos do concelho de Guimarães. Paulo Machado, jogador de Rugby do GRUFC, foi considerado o Atleta do Ano Masculino e Soraia Ferreira, da secção de Karaté do Aquabrito, foi eleita a Atleta do Ano Feminino. Cada um dos premiados, recebeu uma bolsa de formação desportiva no valor de 2.500 euros, atribuída pela Câmara Municipal de Guimarães.
Com um apoio de 2 mil euros, Fernando Gabriel Ferreira, praticante de Rope Skipping no CART, e Carlota Ribeiro, da secção de Atletismo da JUNI, são os Jovens Revelação 2014, Masculino e Feminino, respetivamente. João Silva, atleta do Clube Desportivo da Cercigui, recebeu o prémio Ética no Desporto, enquanto Elisabete Maria Costa, do mesmo clube, teve o reconhecimento na categoria de Desporto Adaptado, além de uma bolsa de formação desportiva no valor de 2 mil euros, igualmente da responsabilidade do Município de Guimarães.
No decurso da Gala do Desporto, foram ainda destacados todos os agentes desportivos e entidades que alcançaram desempenhos desportivos meritórios e que mais se notabilizaram durante a época 2013/2014. O evento, apresentado por Gabriela Nunes e Joana Antunes, foi abrilhantado pela Orquestra Juvenil de Pevidém, dirigida pelo Maestro Vasco Silva Faria, com os solistas David Santos, Sandra Azevedo e Hugo Pereira. A gala contou ainda com as participações do Grupo do Liceu Got Talent e do Coro de Jazz do Convívio.
A edição deste ano do evento que homenageou os desportistas do concelho de Guimarães contou com os apoios da cooperativa “A Oficina”, Espaço Guimarães, Paula Brás Cabeleireiros, Cybercentro/Guimarães TV, Desportivo de Guimarães e Estúdio Estela Novais.
[ GALA DO DESPORTO | GUIMARÃES 2014 ]
PRÉMIO JOVEM REVELAÇÃO MASCULINO
Fernando Gabriel Ferreira (Rope Skipping, CART)
PRÉMIO JOVEM REVELAÇÃO FEMININA
Carlota Ribeiro (Atletismo, JUNI)
PRÉMIO ATLETA DO ANO MASCULINO
Paulo Machado (Rugby, GRUFC)
PRÉMIO ATLETA DO ANO FEMININA
Soraia Ferreira (Karaté, Aquabrito)
PRÉMIO ÉTICA NO DESPORTO
João Silva (Clube Desportivo da Cercigui)
PRÉMIO DESPORTO ADAPTADO
Elisabete Maria Costa (Clube Desportivo da Cercigui)
PRÉMIOS DE MÉRITO DESPORTIVO
Entrega de troféus a todos os clubes e atletas de Guimarães que conquistaram títulos de campeonatos regionais, nacionais e internacionais.
PRÉMIO CARREIRA
Álvaro Martins (Ex-atleta internacional de Andebol)
PRÉMIO HOMENAGEM
Carlos Fontes (Mestre de Judo)