
Galeria de fotografias com os melhores momentos do desfile da Marcha Gualteriana 2014
“Joia” da coroa das festas da cidade de Guimarães coloriu ruas de Guimarães. Objetiva do fotógrafo Paulo Pacheco registou marca de qualidade de uma tradição que há muito ultrapassou fronteiras.
As Festas Gualterianas 2014 voltaram a encerrar com chave d’ ouro. O desfile da Marcha Gualteriana deste ano, composto por nove carros alegóricos, foi aplaudido por milhares de pessoas que, desde o final da tarde de segunda-feira, 04 de agosto, ocuparam as ruas do centro de Guimarães enquanto aguardavam pela saída do cortejo, às 23 horas.
A fachada dos antigos Paços do Concelho, o Padrão do Salado, o brasão da cidade e a frase “Guimarães Saúda-vos” abriram o cortejo com o “Carro Cidade”, dedicado a Guimarães e aos vimaranenses. O escudo, instrumento de defesa e de alerta, recordou que Guimarães está bem viva no coração de todos os portugueses. “Bonecos eletrificados”, “Sorteio do Carro” e “Serei ou não serei” fizeram parte dos números vivos do 1º Setor.
Este ano, os obreiros da Marcha Gualteriana dedicaram um carro aos idosos de Guimarães. Para eles, o tempo não tem a importância de outrora. As suas histórias de vida, as raízes e o apego à terra são um exemplo e fonte de conhecimento para gerações vindouras. O Grupo Folclórico de Souto animou musicalmente este setor, cujos números vivos foram constituídos pela “Guerra das Rendas” e “Os nossos aleijados”.
“Frozen, o Reino do Gelo” foi o tema infantil deste ano no carro que a Marcha dedica anualmente aos jovens, destacando desta vez as princesas Anna e Elsa, com a mais velha a transformar em gelo tudo o que toca. “Seremos todos macacos?!” e o “Mister Chefe” animaram o 3º setor.
2014 é o ano que assinala o 75º aniversário do Círculo de Arte e Recreio, mas também a concretização de um sonho: a requalificação da Casa de Agra, sede do CAR. No carro da Marcha Gualteriana os adereços representaram as diferentes atividades desta instituição de Guimarães. Majorettes da Associação, MRF Peixoto e Palpar a Fruta alegraram o 4º setor.
No quinto carro, dedicado a Hollywood, Guimarães aplaudiu mais uma obra de arte dos nossos obreiros! O cinema também fez parte do desfile da Marcha Gualteriana 2014, que dedicou um carro a este popular destino cinematográfico. O “Adeus à Troika” e “Uma Saída Limpa” fizeram parte deste setor.
Os 90 anos do Corpo Nacional de Escutas em Guimarães foram o tema do sexto carro alegórico da Marcha. Uma performance do Teatro Coelima e “Tiro ao Boneco” preencheram este setor. No cortejo, seguiu-se o “Carro 25 de abril” e a memória de Portugal com o 40° aniversário da Revolução dos Cravos recordada em Guimarães. O 7º Setor contou com o Grupo Folclórico e Etnográfico de Lordelo e com o número “Dança do Varão”.
As peças Romeu e Julieta e Hamlet, com a conhecida frase “Ser ou não ser, eis a questão”, encontraram-se reproduzidas no Carro Shakespeare. “Aqui Vale Tudo” e “O Dragão Sem Fogo” preencheram o penúltimo setor da Marcha Gualteriana, que terminou com o habitual “Carro Balonas”, dedicado a todos os Vimaranenses. Os grupos de bombos “Amigos da Borga” e “Família Lopes” encerraram o cortejo 2014.