
Guimarães apresenta estudo sobre fatores psicológicos na formação desportiva de jovens
Conclusões são apresentadas sexta-feira numa sessão marcada para o “Liceu” de Guimarães. Projeto de investigação foi desenvolvido no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2013.
O Município de Guimarães vai apresentar, durante a realização de uma sessão pública, agendada para esta sexta-feira, 31 de outubro, pelas 10 horas, na Escola Secundária Martins Sarmento, o projeto de investigação “Fatores psicológicos na formação desportiva de jovens”, realizado por uma equipa de investigadores da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
Sob supervisão científica do Professor Doutor Rui António Gomes, as autoras Carla Vilela e Sara Vasconcelos estudaram aspetos relacionados com o apoio e acompanhamento parental, a motivação para a prática desportiva e os sentimentos de bem-estar no desporto.
Em 2013, a Cidade de Guimarães celebrou o título de Cidade Europeia do Desporto. No quadro do programa geral da CED2013, dando seguimento à sua estratégia de aposta na investigação e conhecimento sobre o fenómeno desportivo em Guimarães, e aproveitando a excelente parceria estabelecida com a Universidade do Minho, foi apoiada a realização de um conjunto de estudos e pesquisas científicas cujos resultados começam agora a ser conhecidos e anunciados.
A sessão pública de apresentação do projeto “Fatores psicológicos na formação desportiva de jovens” terá a presença da equipa de investigação, do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, e dos representantes dos clubes que colaboraram no estudo, assim como da comunidade escolar.
BREVE BIOGRAFIA DAS AUTORAS
Carla Vilela é aluna do Mestrado Integrado em Psicologia da Universidade do Minho desde 2009. Atualmente, encontra-se a frequentar o último ano de mestrado, na área de especialização Psicologia das Organizações e do Desporto. Estagiou na Câmara Municipal de Guimarães – Divisão de Ação Social, onde desenvolveu um projeto no âmbito da psicologia social e comunitária. Entre 2013 e 2014, foi membro colaborador do grupo de investigação: Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano (ARDH-GI).
Sara Vasconcelos é licenciada em Psicologia pela Universidade dos Açores em 2012. É aluna do Mestrado Integrado em Psicologia da Universidade do Minho desde 2012. Atualmente, encontra-se a frequentar o último ano do mestrado, estagiou no Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato na área da Psicologia Escolar e da Educação e desenvolveu o seu projeto de tese em Psicologia do Desporto. Entre 2013 e 2014, foi membro colaborador do grupo de investigação: Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano (ARDH-GI).