Guimarães apresenta Polo Universitário CESPU no Teatro Jordão
Nova estrutura reforça ensino e investigação na área da saúde, beneficiando a comunidade e a região.
Guimarães dá um passo significativo na qualificação do ensino e investigação na área da saúde com a criação do Polo Universitário CESPU, uma parceria entre o Município de Guimarães, a Unidade Local de Saúde do Alto Ave, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), a Universidade do Minho e a Universidade Portucalense. Este projeto integra-se no Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave – A Smart Health Region do Alto Ave, promovendo a formação e investigação de excelência em benefício da comunidade e do território.
A apresentação oficial do Polo Universitário CESPU terá lugar no Auditório do Teatro Jordão, no dia 18 de março, às 15h30, numa cerimónia presidida por Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação, e contará com a presença do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Álvaro Santos Almeida, em representação da Ministra da Saúde.
No evento, intervirão Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Pedro Cunha, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, e António Almeida Dias, Presidente do Conselho de Administração da CESPU.
Este novo polo universitário representa um avanço estratégico para a região, consolidando Guimarães como um centro de referência no ensino superior da saúde, potenciando sinergias entre instituições académicas e o setor da saúde e fortalecendo a oferta formativa na cidade.