
Guimarães assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
O Município de Guimarães destaca a importância da defesa dos direitos do consumidor, recordando que todos os cidadãos têm acesso ao apoio gratuito do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC).
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado a 15 de março, tem origem nos Estados Unidos, em 1962, quando o então presidente John F. Kennedy proferiu a célebre frase: “Todos nós somos consumidores.” Desde então, esta data serve para relembrar a importância da proteção dos consumidores e do seu direito à qualidade dos bens e serviços, à segurança, à informação e a um consumo responsável.
Em Guimarães, a Câmara Municipal tem assumido um papel ativo na defesa dos consumidores, tendo celebrado em junho de 1989 um protocolo com a Direção-Geral do Consumidor (DGC), que resultou na criação do CIAC de Guimarães. Este serviço, sediado no edifício da Câmara Municipal, presta apoio gratuito a todos os residentes do concelho, ajudando na resolução de conflitos de consumo e na orientação para práticas de consumo mais conscientes e informadas.
O CIAC de Guimarães é ainda parceiro do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa (TRIAVE), entidade especializada na mediação entre consumidores e fornecedores de bens ou serviços, promovendo soluções rápidas e eficazes para disputas comerciais.
Ao assinalar este dia, o Município reforça o compromisso com a defesa dos direitos dos consumidores, incentivando os vimaranenses a recorrerem ao CIAC sempre que necessitarem de apoio na proteção dos seus interesses.